As chuvas afetam a dinâmica do trânsito não só pelo fato de deixar as pistas molhadas. O acúmulo de água, por vezes, gera inundações e enchentes, comprometendo a segurança e gerando prejuízos financeiros. Durante uma forte chuva na Asa Sul, em 2015, o carro da empresária Ednalva Santos, 49 anos, ficou comprometido. Quando passava pela tesourinha da 113 Sul, foi surpreendida pela enxurrada, que inundou o veículo. ;Eu fiquei presa, não tinha como abrir a porta. Algumas pessoas conseguiram tirar o meu carro, e eu saí. Foi um sufoco. Depois, tive de acionar o guincho, porque o carro não ligava;, conta.
Apesar de o incidente ter ocorrido anos atrás, Ednalva afirma que os problemas agravados por falhas na infraestrutura e pela falta de limpeza adequada continuam. Segundo ela, não basta desobstruir as bocas de lobo, é necessário fazer uma limpeza geral. ;Quando a chuva desce, arrasta as folhas e entope do mesmo jeito. É um risco e um prejuízo para a população, e quem deveria se responsabilizar é o Estado;, avalia.
Bocas de lobo
Em um giro pelas bocas de lobo e bueiros do Plano Piloto, o Correio verificou que, apesar de poucos estarem obstruídos, folhas secas caídas tomam conta de canteiros e de áreas verdes ao redor das vias e se acumulam ao redor das entradas de água.
Diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho reconhece que os gargalos existem e admite a impossibilidade de sanar o problema por completo, mas garante que os trabalhos para minimizar esses impactos são contínuos. ;São mais de 24 mil toneladas de resíduos retirados das bocas de lobo até agosto, além dos reparos em galerias e estruturas que fazem parte desse sistema de escoamento;, detalha.
Cerca de 39,9 mil canais foram desobstruídos com a técnica de hidrojateamento, que consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão. Outros 263 foram reconstruídos, tendo sido instaladas 457 novas redes. Além disso, Luciano pede a colaboração da população para jogar o lixo em locais adequados. ;Tudo o que é jogado nas ruas, no chão, acaba nas redes e galerias, entupindo as passagens e gerando inundações. Além dos transtornos, há a questão ambiental, já que esses dejetos podem desaguar no lago, em riachos e em represas;, alerta. Estima-se que 80% dos restos retirados dos bueiros pela Novacap sejam de lixo.
Atenção
Condira dicas do Detran para este período do ano:
; Faça revisão de pneus, freios, limpadores e faróis do veículo
; Mantenha os pneus calibrados
; Use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para melhorar a visibilidade
; Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente
; Se possível, pare e espere as condições do tempo melhorarem quando houver pouca visibilidade
; Evite freadas ou mudanças bruscas para não provocar uma aquaplanagem
; Utilize a seta com antecedência
; Em caso de enchente, abandone o veículo assim que a água atingir níveis acima dos pneus