Jornal Correio Braziliense

Cidades

Umidade do ar cai para 16%; Defesa Civil coloca o DF em estado de alerta

Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura de 34,8°C no Gama

A Defesa Civil voltou a colocar, nesta sexta-feira (4/10), o Distrito Federal em estado de alerta por conta da baixa umidade do ar. De acordo com o órgão, o registro foi abaixo dos 20%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou umidade mínima de 18% no Plano Piloto, e menor ainda no Gama: 16%. Lá, a temperatura máxima chegou a 34,8 ;C, enquanto no centro de Brasília, às 15h os termômetros marcaram 32,8 ;C.

Mais cedo, o Inmet já tinha essa previsão para o DF. De acordo meteorologista Heráclio Alves. a temperatura máxima poderia chegar a 35;C à tarde e a umidade relativa do ar iria varia entre 50% e 15%. E que não havia chances de chuva durante o dia.

Durante o período de seca no DF, o instituto alerta para cuidados especiais com a saúde. Entre eles, ingerir bastante água, evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 16h e apostar em uma alimentação mais leve, como frutas.

Final de semana

Para o fim de semana, o Inmet prevê pancadas de chuva em áreas isoladas. "Tanto para sábado quanto para domingo existe essa possibilidade. Haverá uma pequena melhora no tempo nesses dois dias. Porém, na próxima semana o tempo quente e seco volta a predominar", afirmou o meteorologista do instituto, Heráclio Alves.

Maiane Araújo, também meteorologista do Inmet, explica que o período de chuvas só deve ser constante em novembro. "Antes de se estabelecer a estação chuvosa, geralmente tem esses repiques. Chove, para, seca de novo, e volta", detalha. "Outubro está tendendo a ser com chuvas mal distribuídas mesmo."