Apresentada nesta segunda-feira (23), durante a Jornada de Prevenção ao Suicídio do DF, a Secretaria de Saúde lançou o Oi Vida, um hotside que apresenta informações de utilidade pública sobre o suicídio de maneira simples e leve. Entre os conteúdos estão os sinais e sintomas e a rede de contatos de saúde pública para assistência e casos de emergência.
Na plataforma, é possível deixar uma mensagem de apoio ou um desabafo, de maneira que o diálogo e a escuta sejam trabalhados para fazer com que as pessoas se sintam acolhidas. A diretora de Serviços de Saúde Mental, Elaine Bida, diz que ferramenta é importante para o trabalho de prevenção realizado. ;O Oi Vida é uma ferramenta importantíssima para dar suporte, tanto para as pessoas que estão precisando, quanto para as que querem ajudar. Ele serve para o público especializado, para o leigo e para todos os que se interessam pelo tema;, afirma.
Com o objetivo de incentivar sorrisos reais e mostrar a importância da vida, o internauta pode compartilhar fotos ou vídeos com a hashtag #OiVida no Instagram.
Dados
O suicídio, conforme apresentado na jornada, é a segunda maior causa de mortes no mundo, e o Brasil é o oitavo país com o maior número absoluto de suicídios. Até 1; de agosto foram notificadas 78 mortes por suicídio no DF, sendo 57 homens e 21 mulheres. A faixa etária de maior prevalência está entre 20 e 29 anos de idade. Segundo o membro do Comitê Nacional de Prevenção ao Suicídio do Ministério da Saúde, Fernando Albuquerque, é preciso ficar atento aos atendimentos feitos nos Caps, Upas e na Atenção Primária. ;A organização Mundial da Saúde estima que haja dez tentativas não quantificadas para cada suicídio cometido;, conclui.