Jornal Correio Braziliense

Cidades

Desconforto em ônibus e no metrô

Para quem depende do transporte público todos os dias, o calor fica ainda mais difícil de enfrentar. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a frota do DF conta com 2.822 ônibus que atendem 755 linhas e 700 mil pessoas diariamente. Desse total, apenas 10% (262) oferecem ar-condicionado. Além disso, nenhum dos 24 trens da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF) opera com esses aparelhos, pois a rede elétrica do sistema não prevê a utilização desses equipamentos.

O estudante Thiago Barros, 18, lembra o dia em que passou mal dentro do ônibus em decorrência das altas temperaturas. ;Eu estava vindo de Ceilândia e comecei a ficar sem ar. Logo depois, vomitei. A situação foi horrível, extremamente constrangedora;, recorda.

O aposentado Darcísio dos Santos, 67, explica que o descaso com o transporte público é muito grande, e o calor intensifica toda a situação. ;É um absurdo, porque nós esperamos horas para poder pegar o transporte e, quando conseguimos, o veículo está abarrotado de pessoas. É difícil demais;, reclama. ;Passar por isso, todos os dias, é complicado. Não dá para se acostumar;, lamenta a estudante Roseana Leite, 36 anos, moradora do P Norte. (TC)

* Estagiários sob supervisão de Guilherme Goulart