Em nota oficial, a Companhia Energética de Brasília (CEB) pronunciou-se sobre o caso. A estatal reforçou que não há, até o momento, análises conclusivas das perícias do Corpo de Bombeiros ou das autoridades policiais que confirmem uma possível descarga elétrica recebida por Marizelli Dias. ;Informações divulgadas ainda no domingo indicam que a vítima sofreu diversos graves traumas ósseos pelo impacto com a árvore que gerou o acidente;, informou parte do comunicado.
A CEB explicou que as redes de distribuição contam com dispositivo de proteção que atua imediatamente para desligar a energia do sistema em casos de problema. ;Temos o registro dessa atuação, no domingo, às 8h09, antes da ligação dos bombeiros para a nossa central de atendimento, às 8h12. Nossas equipes de plantão estavam em deslocamento para o local a fim de dar todo o apoio que se fizesse necessário à atuação dos bombeiros.;
Suporte
A empresa destacou que não existe uma relação direta entre a necessidade de desligamento das redes de energia e a atuação do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios florestais. ;Na grande maioria dos casos, o fogo apenas passa por baixo das redes, sem afetá-las. Em casos concretos em que o calor ou as chamas afetem as redes, os dispositivos de proteção do sistema atuam automaticamente, e somos acionados para dar suporte às equipes do Corpo de Bombeiros;, ressaltou o texto.
Quando o desligamento não ocorre automaticamente, segundo a estatal, os militares podem solicitar que a equipe da CEB avalie a necessidade do desligamento. ;Por questões de segurança, essa é uma avaliação que deve ser feita in loco, pelos profissionais da Companhia;, conclui.
"Temos o registro dessa atuação, no domingo, às 8h09, antes da ligação dos bombeiros para a nossa central de atendimento, às 8h12. Nossas equipes de plantão estavam em deslocamento para o local a fim de dar todo o apoio que se fizesse necessário à atuação dos bombeiros;
Companhia Energética de Brasília (CEB), em nota