O restaurante Club Life To Go nasceu em São Paulo no começo de 2017 e virou franquia poucos
meses depois. Em Brasília, chegou à 103 Sul em setembro do mesmo ano. "O Club trouxe para o DF
um conceito muito pouco explorado no Brasil, que é o sistema Grab and Go, em que a praticidade é
fator determinante, aliando isso à alimentação saudável. Atendemos um público que faz questão de
se alimentar de forma saudável, mas que não tem tempo para fazer a sua própria comida, pela
rotina corrida do dia a dia, e que precisa de algum lugar onde o tempo seja seu aliado", afirma
o sócio da empresa Gabriel Bereohff, 35 anos.
A empresa, segundo Gabriel, espera aumentar os atendimentos em 15% ainda neste ano, com uma
mudança nas embalagens. "Como vendemos praticidade, nossos pratos já ficam prontos, expostos em
gôndolas, e o material mais acessível até então era o plástico reciclável. Porém, vimos que o
mundo precisa diminuir esse material e estamos migrando para embalagens biodegradáveis para
ajudar a evitar o acúmulo de plástico. Somos uma marca com responsabilidade social e queremos
ser sustentáveis", enfatiza.
Atualmente o restaurante está com a campanha 50I = 1kg. Ela consiste em doar 1kg de alimento a
instituições do DF a cada 50 itens vendidos. " Hoje vendemos, em média, 380 a 450 itens por dia.
Já fizemos duas doações depois que começamos a campanha. A primeira foi junto com o Instituto
Formiguinhas do Bem do Brasil para as mães carentes do Paranoá, para onde conseguimos doar
105kg. A segunda foi para a Vila do Pequenino Jesus, que abriga pessoas de todas as idades com
algum tipo de deficiência física ou mental. Nessa já sentimos um engajamento maior de nossos
clientes e conseguimos doar 180kg. Nos sentimos muito bem com a ação e por isso não temos
previsão de término. Faremos doações mensalmente;, conta.
;Outra ação que estamos fazendo, com a ajuda da empresa júnior do curso de Gestão Ambiental da
UnB, a Embragea, é adequar nossa empresa para cumprir os ODS [Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável] da ONU para nos tornarmos uma empresa sustentável em todos os sentidos", acrescenta
Gabriel, satisfeito com as ações.
Além de Brasília, o Club Life To Go está presente em São Paulo, Recife, Fortaleza, Belo
Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Cada uma das praças tem seus franqueados. Gabriel afirma que
participa efetivamente do dia a dia do restaurante."Me envolvo em todas as áreas da empresa, sei
fazer nossos pratos e também sei a forma como atender nossos clientes. As ideias surgem
justamente dessa vivência do dia a dia, quando entendo as necessidades dos meus colaboradores e
dos meus clientes", diz.
A unidade brasiliense conta com 16 colaboradores, sendo 11 pessoas de cozinha e 5, de
atendimento. "Nossa Cozinha tem uma Chef, uma líder de Confeitaria e um líder de Praça Quente, e
mais 8 pessoas que fazem todos os processos. Nosso lema é ter comida prática, saudável e fresca
todos os dias, por isso não trabalhamos com nenhum ingrediente industrializado, pegamos os
insumos na sua forma mais pura e transformamos nos nossos pratos. Então, fazemos desde o leite
da castanha ao pão em que servimos nossos hambúrgueres. Nossos colaboradores são escolhidos
muito pelo perfil técnico que possuem e pelo seu lado emocional. Gostamos de trabalhar com
pessoas com alto astral, que levam a vida de forma leve e que entendam que não vendemos apenas
comida, que proporcionamos aos nossos clientes uma experiência", afirma.
"Nossa principal diferença é a praticidade. Não temos garçons, espera, 10%... Nossos produtos
ficam prontos à espera do cliente e não o contrário. O segredo do sucesso com certeza é o
trabalho duro, o relacionamento com seus colaboradores e clientes e muita persistência",
conclui.
;Atendemos um público que faz questão de se alimentar de forma saudável, mas que não tem tempo
para fazer a sua própria comida, pela rotina corrida do dia a dia, e que precisa de algum lugar
onde o tempo seja seu aliado"
Gabriel Bereohff, sócio do Club Life To Go
; CasaCor
Com o objetivo de reconhecer e divulgar os melhores projetos de decoração, design e paisagismo
realizados na CasaCor Brasília, o Correio apresenta a 3; edição do prêmio Correio Braziliense
Casa Cor 2019.
A premiação é dividida em 12 categorias ao todo, sendo quatro delas abertas ao voto popular:
Sonho de Sala, Sonho de Quarto, Sonho de Banheiro e Sonho de Cozinha. As demais serão avaliadas
por uma comissão julgadora com profissionais ligados às áreas de arquitetura, design de
interiores, design e paisagismo, jornalismo e marketing. O período de votação do júri popular
vai de 16 setembro a 8 de outubro no site: www.correiobraziliense.com.br/casacor2019.
A noite de premiação, em 11 de outubro, acontecerá na CasaCor Brasília, com a presença dos
indicados, expositores e convidados especiais.
Presença do Correio
Você também pode acompanhar pessoalmente ou pelas redes sociais do Correio Braziliense, toda
quinta e sexta-feira, sempre às 19h30, talks e shows que ocorrerão no espaço Yard by Hidden,
projetado pela Entrequadra Arquitetos, com assuntos que englobam gastronomia, moda e bem-estar.
CasaCor Brasília 2019
Horários de visitação: de terça a sexta, das 15h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 12h às
22h
Endereço: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 1, número 975. Antiga Casa da Manchete.
Entrada: R$ 54,00 (inteira) e R$ 27,00 (meia). *Crianças menores de 12 anos não pagam.
Assinantes do Correio têm 50% de desconto sobre o valor da inteira na compra de até dois
ingressos, mediante apresentação do cartão Clube do Assinante (impresso ou app) na bilheteria do
evento.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.
; GENTE / Edson Machado
Educar para transformar
A história do Iesb começa em 1993, com a fundação da mantenedora Centro de Educação Superior de
Brasília (CESB). No início, eram apenas dois cursos ; Administração e Ciência da Educação ; e
320 alunos, em um prédio alugado na 902 Sul. ;Foi preciso trabalhar muito para conquistar a
confiança dos primeiros alunos, pois estavam investindo em uma instituição ainda desconhecida;,
diz o reitor Edson Machado, 33 anos.
Edson lembra que, com o crescimento rápido, veio a construção de três prédios novos, na 609
Norte. Em 2003, foi inaugurado o Câmpus Edson Machado, na Asa Sul. Em 2011, o Iesb foi
credenciado como Centro Universitário e ganhou autonomia para criar novos cursos. Com isso, em
2016, a instituição tinha 19 mil alunos.
Para colaborar ainda mais com a comunidade de Ceilândia e região, o Iesb inaugurou em 2010 o
Câmpus Liliane Barbosa. Além dos cursos de graduação, o Câmpus conta com o Colégio Iesb e o Iesb
em Ação, iniciativa que colabora não só para o desenvolvimento da região, como também para a
formação de profissionais completos e humanizados. Em 2018, 11,2 mil pessoas da comunidade
participaram das ações sociais realizadas pelo programa.
Reconhecido pela Unesco, o Iesb em Ação presta atendimento à sociedade por meio de projetos
como assessoria jurídica popular e alfabetização de adultos. A iniciativa conta com o trabalho
voluntário de alunos e professores e alcança um dos reais propósitos de uma instituição de
ensino: formar cidadãos responsáveis. ;Para ensinar, precisamos dar o exemplo. Temos que mostrar
que podemos ser melhores e ajudar a quem precisa. É assim que vamos realmente transformar a
sociedade;, afirma o reitor.
Como começou a carreira?
No próprio Iesb, como auxiliar de infraestrutura na área de TI. Desde então sempre trabalhei no
Iesb, variando em atribuições e responsabilidades enquanto terminava meus estudos. Essa etapa
ainda não se completou. Precisei interromper meu programa de doutorado para assumir a
Vice-Reitoria Administrativa e Financeira. Mas, ainda pretendo voltar aos estudos avançados, até
porque essa etapa nunca termina.
Qual seu objetivo como reitor?
Espero estar à altura das tradições do Iesb e contribuir para continuar a escrever a história
de sucesso da instituição.
Qual diferencial o negócio apre-senta em relação à concorrência?
Acredito que um dos maiores diferenciais do IESB em relação à concorrência seja a metodologia
de ensino que alia teoria e prática, provocando experiências acadêmicas muito mais
significativas para os estudantes.
Que qualidade valoriza nos funcionários no momento de formar a equipe de
trabalho?
O compromisso com a busca de excelência. Em todos os processos seletivos que tive oportunidade
de participar, sempre me impactei mais pela impressão de pensar que determinadas pessoas não
serão apenas executoras de atividades, mas terão senso crítico e valores para balizar seu
compromisso com o trabalho que será desenvolvido.
Acho muito importante que todos possam ter suas opiniões valorizadas, quando da tomada de
decisão, principalmente aquelas bem fundamentadas.
Como mantém o grupo motivado?
Busco reconhecer a importância de cada pessoa da equipe. O reconhecimento incentiva o espírito
de pertencimento. A pessoa fica mais motivada quando sente que sua opinião será considerada e
que participa do processo de construção da instituição.
Como evitar erros na operação?
É algo muito difícil evitar erros em uma operação que envolve principalmente a relação
professor;estudante. Contudo, sempre trabalhamos para evitar falhas naquilo que temos como
processo padronizado, e até mesmo naquilo que podemos instituir como políticas na prestação de
serviços.
O que temos como inaceitável é cometermos o mesmo erro mais de uma vez. Assim, todo novo caso
que temos, seja ele interno ou envolvendo um estudante (nosso principal cliente), buscamos tomar
as medidas necessárias para evitar que se repita.
Que decisões você precisa tomar hoje para construir uma empresa de 100 anos?
Apesar de contemplar a perenidade do Iesb através do tempo, ainda não tive oportunidade de
perceber o efeito de uma decisão numa janela temporal tão extensa. De fato, no Iesb, pela
natureza da educação que fazemos e pela maneira que desejamos fazer, não consigo pensar em
nenhuma decisão irreversível. Verdade seja dita, acho que apenas nossa paixão pelo trabalho pode
nos levar tão longe. Além disso, precisamos ter humildade para consertar rapidamente uma falha,
buscar aprender sempre, além de nunca ter demasiada confiança de que estamos certos, ou de ter
atingindo o máximo de excelência naquilo que fazemos. E investir em ações que causem mais
impacto na vida de nossos estudantes e professores.
; Notas
FGTS e PIS/Pasep
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que a liberação
de recursos das contas do FGTS e do PIS/Pasep deve incentivar o consumo e alavancar o nível de
atividades econômica até o fim do ano. Caso confirmada a estimativa do Ministério da Economia de
saques de cerca de R$ 30 bilhões entre agosto e dezembro de 2019, a CNC projeta que R$ 13,1
bilhões serão gastos no comércio (R$ 9,6 bilhões) e nos serviços (R$ 3,5 bilhões).
Recorde na safra de grãos e oleaginosas
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil fecha a safra de 2018/19 de
grãos e oleaginosas com uma produção recorde de 242,1 milhões de toneladas. A safra brasileira
cresceu 6,4% em relação à temporada passada, com colheitas importantes de algodão e milho. A
pesquisa realizada pela estatal mostrou um crescimento de 35,9% na produção do algodão, com
volume estimado de 2,7 milhões de toneladas. Já a colheita total de milho foi projetada em quase
100 milhões de toneladas, com aumento de 36,9% na segunda safra, para recorde de 73,8 milhões de
toneladas. Principal cultura do país, a produção de soja, por outro lado, caiu ante o recorde de
2017/18.
Aumento das vendas de varejo
Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), mostram que o volume das vendas do varejo cresceu 1% em julho em relação a
junho deste ano. Esse é o terceiro resultado positivo do indicador, que acumula alta de 1,6% no
período. O volume de vendas também cresceu 0,5% na média móvel trimestral; 4,3% na comparação
com julho do ano passado; 1,2% no acumulado do ano e 1,6%, no acumulado de 12 meses. De junho
para julho, sete das oito atividades pesquisadas tiveram alta nas vendas, com destaque para
supermercados, alimentos, bebidas e fumo (1,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico
(2,2%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%). Também houve aumento nas vendas de tecidos, vestuário
e calçados (1,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
(0,7%); combustíveis e lubrificantes (0,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%).