Jornal Correio Braziliense

Cidades

Marcas

ENSINO


Uma escola bem especial




A Escola Lazer e Arte foi criada em 25 de setembro de 2000. Os idealizadores são professores da Secretaria de Educação do DF. “Atendemos a crianças autistas, com Síndrome de Down, D.M.L e outros, aos quais aplicamos adaptação curricular”, afirma o diretor da escola, Eurico Gaspar.

Ampliar a qualidade do atendimento às crianças junto à Secretaria de Educação (creche, pré-escola e ensino fundamental do 1º ao 5º Ano) é um dos objetivos da escola ainda neste ano. “Concedemos bolsa de estudo parcial, após análise da situação econômica”, complementa. O diretor acrescenta que é responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão e avaliação das atividades didático-pedagógicas e administrativas da instituição.

Localizada em Arniqueiras, atende também alunos residentes em Águas Claras, Areal, Riacho Fundo I, ADE e Park Way. “Com a revitalização ocorrida entre janeiro e julho deste ano, realizada pela empresária Patrícia Farias, passamos a contar com cinema, sala de informática, salão de festas e quadra de esportes, assim como ampliação da sala de balé com novos equipamentos e a sala de judô. Com isso, a Escola ganhou grande destaque na região e tem sido muito procurada, diz Eurico.

Semanalmente a instituição realiza encontros com a equipe pedagógica, com o objetivo de corrigir eventuais falhas, visando oferecer à comunidade escolar, o que costuma chamar de variável inatingível, ou seja: a excelência, pois, quando alcança uma meta, prossegue estudando para melhorá-lo. Nas reuniões de pais e mestres: geral, bimestrais e periódicas, os professores são orientados a levar os pais e responsáveis a pensarem sobre a forma mais adequada de educar os filhos, com textos que os levem a refletir. “A escola valoriza as ideias que o aluno já tem sobre um determinado assunto. Por isso, os educadores precisam ter sempre um olhar comprometido e uma escuta atenta ao que a criança traz, não importa a idade que ela tenha”, explica Eurico.

O diretor conta que as artes são importantes para o processo de formação dos alunos. “Linguagens como a música, a arte plástica e a dança remetem diretamente ao que é essencial para a criança, que é o brincar. Por isso, há uma responsabilidade pedagógica quando elaboramos atividades que envolvam essas práticas.” Para Eurico, a escola contribui com a proposta de construção e realização do homem, levando a criança a pensar, raciocinar e encarar os desafios do dia a dia. A instituição abriga salas de aulas adequadas, refeitório, sala de balé, de judô, de informática, saguão coberto, salão de festas, cinema, quadra de esporte, banheiros masculinos, femininos e adaptados para cadeirantes, sala dos professores, de direção e secretaria.

Segundo o diretor, é importante que, em um ambiente acadêmico, exista um bom relacionamento entre professores e alunos. Tratar o aluno como cidadão, jamais gritar com o discente e nunca usar a palavra “castigo” são exemplos de como manter uma boa convivência. “O sucesso está diretamente relacionado à forma como os alunos são atendidos, acrescida pela recente revitalização. Estamos propondo 15% de desconto vitalício para as 10 primeiras matrículas feitas para 2020”, finaliza.



Projeto especial: A melhor idade

A melhor idade para muitas pessoas é um excelente momento para realizar atividades. Os idosos estão cada vez mais interessados em viajar e cuidar do corpo e da mente. O aumento da expectativa de vida do brasileiro torna mais viáveis os serviços voltados para a promoção da saúde, lazer e bem-estar. Pensando nisso, o Correio Braziliense apresenta o projeto especial: Melhor idade, que terá uma série de reportagens com duração de um mês e contará como vivem os idosos no Brasil e no mundo com ampla produção de conteúdos especiais para plataformas impressas e digitais.

A série especial aborda matérias envolvendo assuntos de interesse desse público. O caderno Turismo, a Revista do Correio e o Divirta-se Mais trarão conteúdos exclusivos. O especial oferece a possibilidade de o anunciante estar em um dos cadernos com matérias no formato de branded content, que lhe possibilita estar associado a um tema relevante, com sua mensagem contextualizada ao conteúdo. O projeto conta também com uma série de vídeos especiais, que retratarão belas histórias de amor, as relações familiares, a rotina, contadas de forma real e tocante.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance da mensagem, o conteúdo das matérias especiais também será publicado na web. Um hotsite customizado será criado, com estrutura e design diferenciados, que disponibilizará o conteúdo do impresso na plataforma digital além dos vídeos do especial.

O projeto ainda está em comercialização, empresas interessadas no projeto podem entrar em contato com o departamento comercial pelo telefone (61 - 3214-1339) ou por meio do e-mail comercial.df@dabr.com.br. 




GENTE ...Gleidson Figueiredo

 


Produtos infantis com qualidade

Criada em 1994, a Só Bebê, no Shopping Venâncio, é uma empresa familiar. “Foi fundada pelos meus pais que ainda estão no negócio, começou do desejo e da veia empreendedora”, afirma o sócio da empresa, Gleidson Figueiredo, 31 anos.

“Trabalhamos com tudo com relação a enxoval de bebê, roupinhas, móveis, carrinhos, acessórios para a mamãe e novidades em geral. Buscamos estar sempre atualizados quanto às novidades, outro diferencial é o atendimento personalizado para cada mamãe, buscamos preços justos, igualando nossos preços com os do mercado on-line e, muitas vezes, até mais baixos. Conseguimos isso por meio de parcerias fechadas com fornecedores, e oferecendo alguns produtos exclusivos, às vezes desenvolvidos até por nós mesmos”, afirma o sócio.

Gleidson explica que, depois de passar por alguns segmentos do comércio à época, o pai, com os irmãos, apostou no ramo e conseguiram obter bons resultados, se estabelecendo no Venâncio Shopping. Em 1997 a loja se firmou em Ceilândia Centro e, em 2004, foi aberta uma unidade no Gama. “A empresa foi ganhando musculatura. Em 2013, chegamos em Samambaia Norte e, no ano seguinte, mais uma loja no Recanto da Emas. Depois disso, fomos em 2017 para o Sia Trecho 06, em frente à Feira dos Importados, e em 2018 chegamos à W3 Sul na quadra 510”, complementa.

“Esperamos nos próximos anos estabelecer a marca, estruturar mais os processos, melhorar a organização, e tornar a loja uma referência no DF. Fazemos algumas ações em creches e instituições carentes, temos um projeto futuro: que a cada compra, uma parte seja revertida em favor de instituições, creches, e orientações para mães carentes”, finaliza Gleidson.


O que desejava conquistar quando escolheu empreender?
O desejo de ter um negócio consolidado, que, mais que resultados, realizasse sonhos!


Que desafios enfrenta nos negócios?
O maior desafio é o momento que o Brasil está passando, carga tributária alta, uma concorrência acirrada, tanto no mercado de rua quanto na Internet.


A qual tarefa dedica a maior parte do tempo na gestão?
Em busca de novidade, tendências e negociações para trazer preços melhores às mamães.


Qual diferencial o negócio apresenta em relação à concorrência?
Buscamos a cada dia oferecer um atendimento mais personalizado, preço justo e comodidade ao cliente.


Qual é o público-alvo do seu produto ou serviço?
Mães e futuras mamães que estão neste momento tão especial: a maternidade, e que buscam o melhor para os seus bebês.


Que qualidade valoriza nos funcionários no momento de formar a equipe de trabalho?
O desejo de oferecer o melhor  para cada pessoa que entre na loja, sendo cliente ou não, comprando ou não, às vezes um pouco de atenção e um sorriso mudam o nosso dia!


E como mantém o grupo motivado? 
Com treinamentos, reuniões, e buscamos, acima de tudo, o respeito e a parceria entre todos nós.


Como se prepara para evitar erros na operação?
Orientando a equipe, ouvindo a todos, e buscando o melhorar a cada dia.


Que decisões você precisa tomar hoje para construir uma empresa de 100 anos?
Acreditamos que, trazendo boas pessoas, o maior capital de uma empresa são as pessoas, e, consolidando processos, cada dia mais estudar as necessidades do mercado.




NOTAS...


Safra do morango 
A estimativa de produção de morangos de Brazlândia de 2019 é de que a safra chegue a 6 mil toneladas e a produção movimente R$ 35 milhões. Apesar das chuvas atípicas deste ano, que prejudicaram produtores no período da plantação, o resultado anima os produtores que apostam na hortaliça. Com uma área de produção estimada em 180 hectares, a região de Brazlândia é conhecida como a terra do morango da capital. Hoje, pelo menos 150 hectares da produção estão sendo dedicados às mudas nacionais, em cultivo de campo aberto, sem a necessidade de proteção, já que essa safra é toda colhida ainda durante o período da seca, de julho a setembro. Nesse período, ocorre a famosa Festa do Morango, evento gratuito que reúne produtores do Distrito Federal para exposição e venda da fruta. A programação inclui gastronomia, música e lazer até hoje.


Exportações de carne 
Na comparação com o mesmo período do ano passado, as exportações de carne bovina cresceram 14,2% de janeiro a agosto, de acordo com dados divulgados pela associação que representa os frigoríficos exportadores do setor (Abiec). Já a receita cresceu 7,5% e registrou US$ 4,3 bilhões, no mesmo período. Em 2019, o principal destino da carne bovina é a China, com exportações de US$ 1,41 bilhão em receitas, crescimento de 17,3%, e 212,2 mil toneladas em volume, crescimento de 11%. Agosto encerra com recuo de 3,5% no volume e avanço de 1% no faturamento, ante o mês anterior, resultado referente a 150,6 mil toneladas e receitas de US$ 621,06 milhões.


Questões fundiárias 
Audiências públicas serão realizadas para apurar demandas de diversas localidades do país e discutir questões relacionadas à regularização e ao solucionamento para as questões agrárias, fundiárias, ambientais e outros temas da pauta da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (SEAF/Mapa). Ao todo, serão percorridos os 26 estados e o Distrito Federal, com prioridade aos que compõem a área de abrangência da Amazônia Legal. A decisão pela realização das audiências atende a um pedido do presidente Jair Bolsonaro, que determinou aos ministérios a conduta de uma gestão participativa, com o lema “Mais Brasil, menos Brasília”. Os eventos têm como objetivo ouvir a sociedade, os representantes de entidades e instituições, bem como possibilitar a manifestação de órgãos federais acerca de problemas e soluções plausíveis, respeitando as diretrizes do Estado Democrático de Direito.