Um incêndio florestal no Lago Oeste deixou três pessoas feridas na manhã de ontem. Os homens tentaram combater as chamas que atingiam a área da Chácara 53, na Rua 1, quando sofreram queimaduras pelo corpo. O trio precisou ser encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O Corpo de Bombeiros enviou cinco viaturas, um avião e um helicóptero para conter o fogo.
De acordo com informações dos bombeiros, quando as chamas começaram a se espalhar pela área, as três vítimas tentaram conter o avanço do fogo. Assim, acabaram expostos ao incêndio. Todos sofreram queimaduras de 1; e 2; graus. O caso mais grave foi de Alisson Paulo Lima de Souza, 35 anos, 40% do corpo ficou ferido ; incluindo cabeça, rosto, tórax, braços e pernas.
Julio Cesar Pereira, 58, sofreu queimadura em 25% do corpo, nas regiões da cabeça, do tórax, do quadril e braços. Já Gabriel Antunes Marisoto, 20, teve as duas mãos atingidas pelas chamas. Os homens foram resgatados conscientes e orientados pelos bombeiros. Nenhum corre o risco de morte.
Orientações
Conforme orientações do Corpo de Bombeiros, quem se deparar com alguma queimada, só deve tentar combater o fogo se o incêndio ainda estiver no início. E somente se a pessoa tiver equipamentos necessários, como abafadores, mangueiras e, no caso de chamas em estruturas ; casas e apartamentos ;, extintores. Independentemente do caso, é preciso acionar a corporação pelo 193.
O capitão João Henrique Corrêa Pinto explica que, para alguém conter as queimadas, é preciso ter treinamento básico, oferecido pelos bombeiros durante campanhas preventivas. ;Se o fogo evoluir e se espalhar, a recomendação é deixar a área o mais rápido possível e buscar um abrigo seguro;, destaca.
Segundo o capitão, quando uma pessoa está em meio a um incêndio florestal, a última coisa a se fazer é entrar em desespero. ;É preciso estar atento para buscar a melhor rota de saída. Para caminhar, a pessoa deve procurar as áreas já queimadas, pois elas não têm possibilidade de serem atingidas pelo fogo novamente. O local mais adequado para fugir nessas situações é a estrada, pois oferece segurança. As chamas não atingem o concreto;, orienta.
;Se no processo de fuga alguém se ferir, nada de usar remédios naturais ou pomadas. Há o costume de se passar produtos que se tem em casa, mas é errado e pode trazer danos à saúde da vítima. A recomendação é lavar a região machucada apenas com água corrente e soro fisiológico. Depois, aguardar os bombeiros;, finaliza José Henrique Corrêa.
O que fazer
; Acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193
; Se for um princípio de incêndio, pode-se combater com abafadores, mangueira ou extintor de incêndio (em casas e apartamentos, por exemplo)
; Se o fogo se espalhar, deve-se deixar o local buscando regiões já atingidas pelas chamas
; Procure abrigo seguro do incêndio, como estradas
Fonte: Corpo de Bombeiros