;Hoje, Brazlândia cidade concentra mais de 95% da produção total de morangos do Distrito Federal. Essa cadeia produtiva da fruta tem importância enorme para a região, mas também para Brasília, porque rende uma forte movimentação econômica;, explica Denise Fonseca, presidente da Emater no DF. Os resultados atuais são expressivos devido a um planejamento realizado há mais de duas décadas naquela cidade. ;Há 24 anos a Emater identificou que Brazlândia tinha as condições propícias para o cultivo de morango e de goiaba, então investimos muito nos agricultores locais;, destaca.
Para celebrar a safra, produtores criaram a Festa do Morango em 2001. ;A atração mostra a relevância do cultivo para Brasília e atrai população de todas as regiões. Para esse ano, esperamos 90 mil visitantes na festa;, informa Denise (veja programação).
Um dos produtores da região é Joaquim Máximo da Silva, 37 anos, que começou a trabalhar com o plantio da fruta em 1996. ;Cheguei à cidade e fui me especializando no morango, principalmente no que é de variedade Portola. Brazlândia tem uma das maiores altitudes do DF, o clima ajuda, e o solo é muito bom;, explica. Joaquim acorda todos os dias, às 4h, para trabalhar e só retorna depois de o sol se pôr, com ajuda da família e dos cinco funcionários. ;Eu costumo dizer que o morango não dá folga, mas é algo que gosto demais. Tem o retorno financeiro que preciso, apesar de algumas dificuldades, e me traz felicidade;.
Joaquim ressalta que o trabalho na agricultura exige paciência e muito conhecimento. ;No campo, não podemos fazer nada na pressa. A gente tem que entender o tempo certo de cada cultivo e agir com cuidado durante todo o processo, até porque estamos lidando com alimentos que vão para a mesa das pessoas. E também precisamos saber tudo de controle e manejo, solo, adubo; O sucesso vem de muita prática, experiência e cuidado;, detalha.
Tecnologias
Existem aproximadamente 200 produtores que investem no plantio da fruta em Brazlândia. A melhor época para começar a plantar é entre os meses de janeiro a março, e a safra de mudas nacionais é tradicionalmente colhida no período de seca. Presidente da Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (ARCAG), em Brazlândia, Takao Akaoka diz que este ano está apresentando resultados ligeiramente acima de 2018. ;Como passou aquela fase crítica da crise hídrica, isso ajudou nas produções. E o avanço das tecnologias também vão permitindo mais plantios, com mais qualidade;, avalia.
Takao também diz que o produto que vem diretamente dos produtores rurais tem características especiais. ;É importante mostrar para a população a qualidade da mercadoria que é produzida em Brazlândia e no DF. É diferente quando se consome algo que foi colhido e entregue pelos agricultores perto da nossa casa;, defende.
Festa do Morango
Hoje
10h ; Abertura dos portões
10h às 22h ; Florabraz ; Feira de Floricultura e Jardinagem de Brazlândia
11h às 16h ; Apresentação de artistas locais
16h ; Oficinas gastronômicas no estande da Emater-DF
20h ; Shows musicais ; Patakundum, Terminal Zero e É o Tchan do Brasil
Amanhã
10h ; Abertura dos portões
10h às 22h ; Florabraz ; Feira de Floricultura e Jardinagem de Brazlândia
10h e 14h ; Colha e pague do morango (Emater-DF)
11h às 16h ; Apresentação de artistas locais
16h ; Oficinas gastronômicas no estande da Emater-DF
19h30 ; Shows musicais ; Thiago Henrique, Roni e Ricardo e Gino e Geno
Local: Associação Rural e Cultura Alexandre de Gusmão ; BR-080, km 13, Brazlândia-DF
180 hectares
Área que o cultivo de morango ocupa no DF
200
Número de produtores da fruta em Brazlândia