Jornal Correio Braziliense

Cidades

Trinca em trilhos do Metrô causa lentidão nos trens e lotação em vagões

Companhia informou, porém, que não há risco aos usuários e que já está providenciando o reparo

Usuários do Metrô estão enfrentando dificuldade com o transporte nesta quinta-feira (5/9). Uma trinca entre dois trilhos fez com que os trens circulassem em velocidade reduzida. O problema causou lotações em estações e vários passageiros não conseguiram embarcar.

Foi o caso de Marcela Brito, 25 anos. "Fiquei quase meia hora na estação Taguatinga Sul e não passou um trem. Tive que pegar meu dinheiro de volta e pegar o carro para ir trabalhar. Mas, como muita gente fez isso, tem muito engarrafamento em algumas regiões", contou a assessora.

Em nota, a Companhia do Metropolitano (Metrô) informou que já estava providenciando pela manhã o reparo da trinca dos trilhos e que isso não provoca risco aos usuários. Funcionários foram orientados para devolver o pagamento da passagem de quem optar por sair da estação.
Morador do Gama, o biomédico Hyatta Marques, 29 anos, pega metrô quase todos os dias para ir até o trabalho em Águas Claras. Ao chegar na Estação 112 sul, soube da lentidão do transporte durante a manhã. "A sorte é que vim mais cedo hoje para o trabalho. Entro às 14h. Senão iria chegar super atrasado. Por isso, vou ter que pegar um ônibus. Preferi não me arriscar", contou.

Nas estações, os próprios funcionários informam aos usuários os problemas no trilho. "A gente fala logo para dar a opção para a pessoa, se quer passar na catraca ou entrar assim mesmo", disse um metroviário. Além disso, informes estão espalhados nas bilheterias e nas catracas.

O autônomo Antônio Luiz Lima, 65, decidiu enfrentar a lentidão e os trens lotados. Ele chegou nas estação terminal Samambaia às 9h e só conseguiu chegar ao destino, estação 112 Sul, às 11h. "Está tudo parado. Não vou dizer que o metrô está ruim. Hoje, ele está pior, porque ruim está todos os dias. Vagões cheios, plataformas lotadas. E, como eu já tinha passado na roleta, não deu para sair mais". Às 11h57, o Metrô divulgou a normalização do serviço.