Militares do Corpo de Bombeiros tentam apagar dos incêndios florestais no Distrito Federal nesta quarta-feira (4/9). Um deles, no Park Way, próximo ao Aeroporto de Brasília, deixou parte da região tomada por fumaça. O outro, queima a vegetação próximo ao Catetinho, na região do Gama. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares ainda atuam no controle às chamas. A contagem das áreas afetadas será feita na quinta-feira (5/9) e o fogo deve ser completamente extinto até o fim de hoje
No Park Way, as chamas tomaram parte da quadra 14 e atingiu um condomínio. No entanto, os bombeiros evitaram que as chamas se espalhassem e chegasse a uma das casas. Maria Alcina, 61 anos, mora no lote e presenciou o início da queimada. "Eu comecei a escutar uns estralos no jardim. Quando percebi, o fogo estava chegando próximo a minha cerca. Chamei o meu caseiro e começamos a retardar o fogo com água da piscina. Felizmente, não chegou até a minha casa", contou.
Na região, o Corpo de Bombeiros atua com 19 viaturas, resgate aéreo e um avião. Ao todo, 95 militares trabalham no combate ao fogo. "A situação já está sob controle, não há mais perigo para os moradores, estamos resfriando o solo para evitar que o fogo retorne", explicou o comandande da corporação Sévola.
Incêndios no DF
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Souza Mendes, o total de áreas queimadas de 1; de janeiro a 3 de setembro no DF foi superior 7,2 mil hectares, o que equivale a 72 milhões de metros quadrados. Só nos três primeiros dias de setembro, foram 556 hectares queimados. Ao todo, os bombeiros receberam 6.169 chamados.