Jornal Correio Braziliense

Cidades

Projeto gratuito de leitura vai contemplar 30 artistas do DF

projeto é voltado para poetas que não têm publicações no mercado e que não moram no centro da capital. As inscrições gratuitas vão até 13 de outubro

O projeto Do poema ao livro vai selecionar 30 artistas do Distrito Federal para construir as próprias obras artesanalmente. Promovido pelo Coletivo/Editora AVÁ, o projeto é voltado para poetas que não têm publicações no mercado e que não moram no centro da capital. As inscrições são feitas pela internet, gratuitamente, e vão até 13 de outubro.

As aulas acontecem no Centros de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas, entre março e maio de 2020. O objetivo, segundo Natália Cristina, idealizadora do projeto, é ampliar o acesso à literatura, uma vez que os autores tem uma oportunidade de se apropriarem da produção do livro. "A ideia é ser uma grande incubadora de novos poetas editores. Há uma lacuna no que se refere a cursos para a produção de livros autorais/artesanais, em especial de obras literárias poéticas. Na periferia, então, ela é maior".

Em quatro meses, os poetas vão participar de seis oficinas, distribuídas em 14 encontros presenciais. Nas aulas, serão trabalhadas todas as etapas para produzir um livro de forma artesanal, desde a diagramação editorial à estamparia botânica para a produção de capas, além de aulas para encadernação, registro de papel. As obras serão confeccionadas em materiais reutilizáveis.

Para participar do projeto, os interessados devem ter acima de 14 anos e enviar 30 poemas no formato Word (.docx), odt, além do comprovante de residência atualizado ou declaração de próprio punho. Ao fim do projeto, os poetas terão 40 exemplares da obra, além de uma coletânea com poesias de todos os participantes do projeto.


Serviço
Do poema ao livro- Produção de livros artesanais/autorais.
Inscrições: 1 de setembro a 13 de outubro
Resultado: 18 de novembro
Aulas: 7 de março a 24 de maio de 2020
Local: CEU das Artes Recanto das Emas