Jornal Correio Braziliense

Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)


Transporte
Ônibus lotado

A leitora Adriana Letícia, 34 anos, reclamou da superlotação nos ônibus em horário de pico das linhas 324, 324.1, 371, 377 e 322. Ela sugeriu que sejam disponibilizados veículos que comportem mais passageiros, como os ônibus articulados. ;Os transportes vêm muito lotados e as pessoas não conseguem se acomodar direito. Várias vezes tiveram confusões entre os passageiros por conta de espaço. É muito cansativo passar por isso, principalmente de manhã e na volta para casa;, lamentou.

; A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) esclareceu que a usuária pode registrar a sugestão pela Ouvidoria, por meio do telefone 162. A secretaria vai encaminhar o assunto para a área técnica responsável, que fará a análise da viabilidade da manifestação. A Semob acrescentou que o número e a tecnologia de ônibus das linhas são definidos a partir de estudos técnicos e de campo, de modo que os ajustes são feitos a partir de pesquisas, além de análise de dados eletrônicos obtidos pelos sistemas de informação e de sugestões dos passageiros.




Guará II
Poste no meio da rua

O morador do Guará Filipe Cardoso, 27 anos, reclamou de um poste que atrapalha o fluxo do trânsito no local. Localizado na ponta da rua da QE 38, Conjunto J, no Guará II, o pilar poderia ficar mais próximo à calçada e garantir a segurança no cruzamento das vias, segundo ele. ;Poderiam pensar em uma reforma. Os carros têm que desviar rapidamente do poste, pois não conseguem visualizar direito os carros que vêm no outro sentido. Moro há quatro anos aqui e nunca foi feita nenhuma reforma para resolver essa situação;, disse.

; A Administração Regional do Guará busca viabilizar recursos e solicitará à Companhia Energética de Brasília (CEB) realocação do poste. A CEB informa que realiza as instalações de infraestrutura conforme o projeto urbanístico do local, quando são abertas novas ruas, criados estacionamentos ou são realizadas outras alterações no projeto urbanístico das cidades. O agente responsável precisa informar à CEB para que seja realizado o remanejamento das redes de distribuição ou postes de Iluminação Pública e também precisa dispor de recursos financeiros para a execução das obras.