BR-040
Faixa exclusiva sem faixas
A moradora do Valparaíso (GO) Juciléia Gonçalves, 57 anos, reclamou da falta de pintura em um trecho da BR-040, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no sentido Brasília. ;Os carros têm dificuldades para andarem na pista. Já recebi mais de três fechadas , porque os motoristas ficam confusos com a falta de sinalização. A obra da via exclusiva para os ônibus foi concluída, mas não pintaram as faixas das vias;, comentou. A faixa exclusiva na BR-040 fica entre os viadutos de Santa Maria e da Candangolândia. Há cinco faixas exclusivas para ônibus em Brasília: EPNB, EPTG, W3 Sul, W3 Norte, e Setor Policial.
; O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) informou, por meio de nota oficial, que vai encaminhar um técnico ao local para verificar a situação da sinalização e programar a execução do serviço.
Plano Piloto
Travessia perigosa
A estudante Milena Castro, 22 anos, reclamou de uma travessia perigosa próxima a um balão que dá acesso aos tribunais superiores e à Câmara dos Deputados. A leitora faz o percurso todos os dias para ir ao STJ, onde estagia, mas tem dificuldades ao atravessar por a via ser bastante movimentada. Para resolver a situação, Milena sugeriu a colocação de uma faixa de pedestres, quebra-molas ou semáforo para os pedestres conseguirem atravessar em segurança. ;Não sei de nenhum caso de atropelamento na via, mas tenho medo de um dia acontecer alguma coisa, pois a rua é bastante movimentada;, comentou.
; Por meio de nota, o Detran-DF informou que sugestões de implantação de faixa de pedestres ou semáforos devem ser oficializadas na Ouvidoria para que sejam encaminhadas ao setor responsável por fazer um estudo técnico no local indicado. Os canais oficiais da Ouvidoria são o telefone 156 e o formulário on-line, disponível no site www.detran.df.gov.br, clicando em ;Ouvidoria;. Implantações de quebra-molas devem ser feitas junto à Administração Regional da cidade.