Para atender com mais agilidade aos chamados de incêndio florestal no período da seca, o Corpo de Bombeiros montou uma base de operações avançadas na Floresta Nacional de Brasília (Flona), mesmo local que recebeu uma caixa d;água com capacidade para 80 mil litros. O objetivo é prestar apoio às aeronaves que atuam no combate ao fogo em vegetação. A nova estrutura consiste em um aeródromo para reabastecimento de água nos helicópteros e abrigo para os militares.
Na tarde desta quinta-feira (22/8), equipes de aviação do Corpo de Bombeiros fizeram treinamentos para adaptação e verificação do material quanto as condições do local. Os militares também realizaram testes para que as operações ocorram com eficiência.
A nova pista de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros será recorrida quando ocorrerem incêndios de grandes porporções em pontos como a Chapada Imperial, na Flona; no Parque Nacional da Água Mineral ou em outros pontos em que se facilite o combate.
Cada aeronave chega a transportar 3 mil litros de água e faz o lançamento em incêndios em frações ou de uma única vez, de acordo com os critérios técnicos analisados pelo piloto e pela equipe de combate às chamas que estão em solo.