Jornal Correio Braziliense

Cidades

Auditoria cívica permite que cidadão avalie qualidade dos ônibus do DF

Sistema on-line faz perguntas sobre diversos aspectos da qualidade do transporte público na capital para subsidiar as políticas públicas do setor

Quem utiliza com frequência o transporte público do Distrito Federal já ouviu ou realizou reclamações sobre os horários dos ônibus, o tempo de espera de determinada linha ou a lotação dentro do coletivo, por exemplo. A partir desta semana, a população da capital pode avaliar esses quesitos em uma auditoria cívica do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) com o apoio do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

O projeto ;Como anda meu ônibus; foi lançado em 21 de agosto e colherá análises dos cidadãos do DF durante um ano. A plataforma para pesquisa é on-line e está disponível nos sites dos órgãos, nos endereços eletrônicos www.mpdft.mp.br/site/meuonibus/ e www.ifc.org.br/meu-onibus.

;O objetivo do projeto é trazer o cidadão para avaliar a política pública de transporte coletivo do DF. A cada três meses, será gerado um relatório que o Ministério Público vai apresentar à Secretaria de Mobilidade como subsídio para melhorias do serviço;, explica a promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Lenna Daher.

No dia do lançamento da campanha, foi realizada uma ação na Rodoviária do Plano Piloto. Nela, voluntários e integrantes do IFC e do MPDFT explicaram o projeto para a população e ajudaram no preenchimento do questionário.
A pesquisa é dividida em quatro etapas e permite que o usuário faça comentários sobre diferentes aspectos dos ônibus do DF. Uma análise do instituto americano Expert Marke mostrou que Brasília tem um dos dez piores sistemas de transporte público do mundo.