Segundo uma testemunha, que pediu para ter o nome preservado, os garotos estavam vestidos e arrumados para o culto. "Eu estava com eles aqui do lado de fora. Mas como íamos sair para a igreja, avisei para as mães deles que ia entrar em casa para desligar a chama de uma panela, que estava no fogão. Alguns minutos depois, só ouvi os gritos de desespero, anunciando o sumiço dos meninos", afirma.
Os meninos vivem com as mães na Quadra 827 de Samambaia Norte, em um local bem humilde e organizado em barracos. Para a mulher, as vítimas foram levadas por alguma pessoa da área. "São dois bebês pequenos, de só dois anos. Então, eles foram com alguém conhecido, porque, se não, teriam chorado", observa.
Quando os moradores da área souberam do desaparecimento, todos se uniram para encontrar os meninos. Eles acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. As duas corporações auxiliaram nas buscas. As crianças foram encontradas nuas em um parquinho da Quadra 427, também na região administrativa. Como a hipótese de abuso sexual não tinha sido descartada, eles foram levados ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e, em seguida, para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde eles passaram por exame de corpo de delito.