"A partir de amanhã (hoje) começamos as tratativas com os diretores para viabilizar o modelo. É etapa de reconhecimento. Há todo um processo de adaptação", explicou o secretário de Segurança, Anderson Torres. A primeira etapa envolve alinhamento entre as duas pastas. Nessa fase são passados detalhes, formas, ações e procedimentos a serem adotados pelos integrantes do novo modelo. Posteriormente, a mudança aparecerá nos pátios e salas de aulas dos colégios do DF.
De acordo com o GDF, o modelo de Gestão Compartilhada busca uma educação de excelência para os estudantes da rede distrital, o enfrentamento à violência no ambiente escolar, a promoção da cultura de paz e o pleno exercício da cidadania. Mesmo após a implementação da nova medida, a parte pedagógica continua a cargo dos professores, diretores e orientadores.
A segurança, incluindo a entrada e saída dos alunos, fica sob responsabilidade da Polícia Militar. Além da realização de atividades com conceitos de ética e cidadania e atividades esportivas e musicais nos contraturnos.
Segurança
Após polêmica ao ignorar o resultado da votação em duas escolas contrárias à Gestão Compartilhada, o governador Ibaneis Rocha explicou que estudos do Ministério da Saúde, anexados ao projeto, apontam altos índices de criminalidade e de usuários de drogas nas regiões próximas às escolas com determinação de compartilhamento de gestão.
O chefe do executivo local destacou que as escolas que iniciaram o ano com o novo modelo não registraram novos casos de violência. "Pelo contrário, houve pacificação nessas regiões que eram violentas", disse. Para ele, as consultas locais são necessárias para explicar e desmistificar o projeto e para que pais, professores e toda a comunidade escolar possam conhecer e se familiarizar.
Ibaneis ressaltou que professores, diretores e servidores que não quiserem participar do modelo podem pedir transferência para outras instituições. "Não vamos forcá-los a trabalhar em modelo nenhum", afirmou. A expectativa do governo é que até 2022, 40 escolas terão compartilhamento de gestão.
Quatro escolas iniciaram o ano letivo com novo modelo de gestão: CED 3 de Sobradinho, CED 1 da Estrutural, CED 7 de Ceilândia e CED 308 do Recanto das Emas. O critério de escolha tem como parâmetro o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o índice de Desenvolvimento Humano (IDH), assim como ocorrências criminais nas regiões das instituições de ensino.