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CRIOLINA




Inovação e experiência na capital

Com o surgimento, em janeiro de 2005, no antigo Bar do Calaf, a festa Criolina tornou-se reduto da noite brasiliense. ;A Criolina criou a noite de segunda-feira mais tradicional do país, que seguiu 10 anos produzindo eventos semanais. Um projeto que entrou na história da vida cultural de Brasília;, afirma Rodrigo Barata, 42 anos, um dos três idealizadores da marca.

Rodrigo, responsável pela produção e curadoria; Tiago Machado, 41, pela comunicação e marketing; e Fabio Isaias, 42, administrador, cervejeiro e à frente da área financeira. Esse é o time de sócios da Criolina, que desenvolve uma marca com DNA brasiliense.

O projeto cultural e de entretenimento permaneceu 10 anos com edições semanais em plena segunda-feira, promovendo artistas locais, nacionais e internacionais, além de criar abordagem musical inédita no som dos DJs. ;A Criolina virou um núcleo de produção criativa e desdobrou suas atividades em Rádio Criolina, DJs Criolina, Criolina Design, banda Sistema Criolina, Festival Criolina e mais uma série de projetos paralelos;, enfatiza Tiago.

A Criolina entrou de vez na rotina de Brasília. Depois da jornada de eventos e iniciativas, os sócios inovaram com a Cervejaria Criolina. ;Entendemos que o mercado de entretenimento estava fortemente atrelado às grandes marcas globais de bebidas, e foi aí que sentimos a necessidade de criar uma contracorrente, ligando esse mercado às marcas locais;, conta Rodrigo.

Prezar por atendimento humanizado e amigável e tornar o cliente protagonista da experiência cervejeira são objetivos da empresa brasiliense. ;A interação nesse processo é fundamental. Não temos serviço de atendimento nas mesas justamente para que haja deslocamento do cliente dentro do ambiente, favorecendo interação entre as pessoas e com a arquitetura da casa;, detalha Fabio.

Futuro

Localizada em um galpão na zona industrial de Brasília, o Setor de Oficinas Sul (SOF Sul), a Criolina tem planos para expandir em diversos formatos, em outros pontos da cidade. O desejo de mesclar propostas artísticas com outras unidades da Federação e países é um dos objetivos até o fim do ano. ;As nossas quartas e quintas-feiras serão dedicadas a shows autorais. As sextas vão garantir uma programação constante de bandas de

jazz e groove, sempre acompanhado de uma boa experiência gastronômica;, adianta. ;Os sábados serão de festa. Estamos desenvolvendo uma plataforma tecnológica que facilita a experiência de consumo no bar, a venda de ingressos, e oferece ferramentas de gestão e comunicação. Em breve, vamos lançar mais rótulos de cerveja;, finaliza o cervejeiro.

Para Roberto, o sucesso profissional não é um segredo, mas uma busca constante. ;Trabalhar com aquilo que gosta e acredita, seguir um propósito e nunca desejar parar de trabalhar. Conquistar uma vida segura e poder oferecer o mesmo aos que estão à sua volta, tanto para a própria família quanto àqueles que colaboram com o seu trabalho. Provocar melhoria social. Fazer a diferença na vida das pessoas, deixar um legado ou memória. Ser reconhecido pelo seu trabalho;, finaliza.

Comunidade

Além disso, a Criolina realiza série de ações pontuais para crianças em situação de vulnerabilidade social na Cidade Estrutural, em Ceilândia, São Sebastião e no Paranoá. A Oficina Bagunça Produtiva é um desses exemplos. Ela estimula o empreendedorismo desde cedo nas crianças. O grupo também produz festas para pacientes do Hospital Psiquiátrico de Taguatinga. ;Temos a intenção de retomar e impulsionar esses projetos. Hoje, estamos desenvolvendo o sistema de separação e destinação do lixo gerado pela nossa atividade na Cervejaria Criolina;, revela Tiago.



SEMINÁRIO


Encontro debate asonegação de impostos

Com o objetivo de promover discussões e dar visibilidade a temas atuais e relevantes, de interesse da população ou de segmentos específicos, o Correio Debate reúne nomes de expressão, autoridades governamentais, entidades empresariais, acadêmicos, especialistas e formadores de opinião em geral. Os assuntos são repercutidos no jornal, em cadernos especiais, no site e em outros veículos de comunicação do grupo Diários Associados, ampliando mais o alcance das discussões.

Considerando a importância do tema, em 21 de agosto, das 9h às 13h, o Correio Braziliense organiza o debate ;Ética concorrencial e simplificação tributária;, que abordará o devedor contumaz e os impactos da sonegação de imposto e a simplificação tributária como caminho para reduzir o problema. O evento reunirá especialistas e autoridades. Entre os presentes estarão o advogado-geral da União, André Luiz Mendonça; a secretária da Fazenda de Goiás, Cristiane Alkmin; o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, César Mattos; entre outros.

Os interessados em participar do debate podem se inscrever, gratuitamente, pelo site: https://www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/etica. Confira a programação completa no site. Vagas limitadas.




GENTE...Alex Brit, CEO do Oba Hortifruti



Alimentação em boas mãos

Iniciada com um sonho, a trajetória do Oba Hortifruti é descrita com emoção pelo CEO do mercado, Alex Brito, 41 anos. ;A história do Oba Hortifruti começou em 1979, em Belo Horizonte, nas serras de Minas, com um jovem que começou a trajetória como ajudante de supermercado, mas que queria ter o próprio empreendimento. ;O Oba Hortifruti foi ganhando espaço aos poucos e, hoje, tem 46 lojas em 10 cidades nos estados de São Paulo e Goiás, além do Distrito Federal. Também reúne mais de 4 mil colaboradores e 12 mil produtos, entre nacionais e importados.

Segundo Alex, Brasília está em constante desenvolvimento, com público bastante exigente que busca mais qualidade de vida. Neste ano, o Oba completa 40 anos de rede. Em comemoração à data, haverá o lançamento de um conceito de marca, com identidade visual repaginada e mais moderna. ;Continuaremos o segundo semestre focados em duas metas: manter o plano de expansão da rede no estado de São Paulo e revitalizar, pouco a pouco, todas as unidades, para que elas tenham a nova comunicação em vigor e estejam todas padronizadas. Até o fim do ano, as lojas 306 Norte e 209 Norte estarão com essa configuração visual;, adianta Alex.


Há algum tipo de atend imento especial às pessoas? Como funcionam os serviços de vocês?
O nosso foco principal é a qualidade de serviço e de atendimento. Priorizamos o bem-estar dos nossos clientes acima de qualquer outra atividade. A maioria dos nossos funcionários conhecem os clientes mais frequentes pelo nome. Gostamos de manter essa relação de proximidade com os nossos consumidores, prezamos por esse bom relacionamento e acreditamos que isso ajuda a tornar o ambiente mais agradável. Além disso, queremos garantir a melhor experiência de compra possível. Dessa forma, todas as nossas lojas são setorizadas, o que garante facilidade e praticidade no momento das compras.


Há alguma preocupação social ou alguma ação especial que envolva o trabalho do Oba?
Contribuímos com o desenvolvimento de iniciativas sociais, culturais e ambientais. Queremos, além de gerar valor por meio de um negócio sustentável, conscientizar e incentivar as boas práticas de sustentabilidade. Por isso, estamos nos envolvendo cada vez mais com esse tipo de ação, como é o caso do processo de compostagem e de reciclagem dos resíduos de coco, no qual conseguimos reduzir em quase 98% o volume total gerado de resíduos sólidos encaminhados aos aterros.


Como é a estrutura interna do Oba?
No Oba, consideramo-nos uma família. Procuramos estabelecer um relacionamento saudável com os nossos funcionários e parceiros por meio da transparência, do respeito e da confiança. Incentivamos o trabalho em equipe, sólido, generoso e cuidadoso e promovemos a geração de valor mútuo nas tratativas com colaboradores e fornecedores. Por isso, temos funcionários que estão conosco há mais de 25 anos. Oferecemos a possibilidade de construção de carreira e escolhemos as pessoas que estarão ao nosso lado na empresa com base nesses valores.


Como funciona a rotina de trabalho?
Considero que um diferencial competitivo seja a inovação, sendo assim, todo o nosso time é incentivado a trazer novos conceitos e ideias para os diversos setores. O sucesso do Oba e o bom funcionamento da rede vem de um grande trabalho em equipe que acontece nos bastidores. Não teríamos conseguido chegar aonde chegamos sem a dedicação e esforço de pessoas que também acreditam em nosso sonho de levar mais saúde, sabor e frescor à mesa das pessoas. A minha rotina de trabalho enquanto CEO fica dividida entre os estados em que o Oba está presente: São Paulo, Distrito Federal e Goiás.


Em sua opinião, há um segredo para o sucesso profissional?
Acredito que a dedicação e a motivação em fazer a diferença sejam fatores de extrema importância para que haja satisfação profissional. Estar consciente do propósito do seu trabalho e saber aonde quer chegar são passos que auxiliam na busca constante pela diferenciação do que é entregue diariamente seja aos colabores ou para os clientes, por exemplo.




NOTAS



Brasília aprova cursos de qualificação
Estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no DF (Senac/DF) mostrou que 67,6% dos brasilienses acreditam que ter cursos de qualificação abrem portas para o mercado de trabalho. De acordo com 89,4% das pessoas que fizeram ou fazem um curso profissional, a atividade é avaliada como útil ou muito útil. A eficiência dos cursos de qualificação é comprovada, principalmente, pelos trabalhadores: 93% enxergam a capacitação como útil ou muito útil. Também acreditam na eficácia dos cursos 86,1% dos desempregados e 75% dos estudantes.



Menor nível na taxa de investimento
A taxa de investimento no Brasil, somando setores público e privado, encontra-se no menor nível desde 1969. Os dados são de um levantamento recente dos economistas Marcel Balassiano e Juliana Carvalho da Cunha Trece, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). No primeiro trimestre de 2019, a proporção do que o país investe em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) foi de 15,5%, cinco pontos percentuais abaixo da taxa registrada nos anos anteriores à crise (2010 a 2014). Mesmo tendo subido 16 posições em 2018, o Brasil está no 109; lugar entre 190 países no ranking global de ambiente de negócios do Banco Mundial.


Agropecuária estimula economia
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o setor representa 21,6% do PIB nacional. Isso quer dizer que a agricultura e a pecuária são responsáveis pelo que compramos e consumimos diretamente, além de atingir uma cadeia de produção que envolve vários segmentos da economia: agricultores, fabricantes de maquinário, nutricionistas, veterinários, transportadores, lojistas e consumidores. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), o Brasil é líder em investimento em pesquisa agrícola na América Latina.