Jornal Correio Braziliense

Cidades

Amamentar sem preconceito

Cerca de 350 mães participam de ato dedicado a incentivar o aleitamento materno. Ações como a do Parque da Cidade estão previstas para o Agosto Dourado, campanha com orientações de saúde e doação de leite



A série de ações previstas durante o Agosto Dourado ; mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno ; tiveram início na manhã de ontem. Como uma forma simbólica de inaugurar as atividades da campanha, cerca de 350 mães promoveram um mamaço no Estacionamento 12 do Parque da Cidade. Por volta das 11h30, as participantes dedicaram um momento para amamentar os filhos ao mesmo tempo. A proposta é encorajar a prática, principalmente com crianças de até 6 meses.

As atividades de abertura do Agosto Dourado ocorreram durante todo o domingo e incluíram orientações de saúde para mães e filhos, tendas para doação de leite humano, espaços para diagnóstico de doenças, apresentações da banda do Corpo de Bombeiros, além de brincadeiras. A Secretaria de Saúde anunciou, ainda, a instalação de dois fraldários no Parque Ana Lídia: um no banheiro masculino e outro no feminino.

Mãe de uma menina de 6 meses, Patrícia Oliveira, 41 anos, participou do mamaço e alertou sobre a importância de mobilizações como essa para acabar com o preconceito em torno da amamentação. ;Tenho amigas que não conseguem amamentar e ficam tristes, frustradas. Mas ações assim são importantes para conscientizá-las de que há várias estratégias que ajudam nesse processo. É bom lembrar dessas mães também;, ressaltou a servidora pública.

Amiga de Patrícia, Larissa Bertollo, 32, levou a filha de 5 meses para o evento. Servidora pública e doadora de leite materno, ela enfrentou dificuldade para alimentar o bebê. ;Foi bem difícil. Os meus seios ficavam bastante duros. Eu massageava, mas eles ainda doíam;, relatou. ;Ainda assim, é preciso ter persistência. O nosso leite é o melhor para nossos filhos, e (a amamentação) é uma fase muito curta da nossa vida. Por isso, é importante conscientizar as mães;, completou a moradora da Asa Norte.





Prevalência
Representantes do Executivo, além do Legislativo distrital e federal, acompanharam o primeiro evento do Agosto Dourado. A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, madrinha da iniciativa, esteve presente à cerimônia. ;O xis da questão é incentivar os pais, toda a família e a rede de apoio a participar. Não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, quando estamos na gestação, não temos noção da dificuldade que vem pela frente;, disse a advogada, acompanhada do governador Ibaneis Rocha.

Coordenadora de políticas de aleitamento materno da Secretaria de Saúde, Miriam Santos destacou que a taxa de prevalência da amamentação em menores de 6 meses é de 61% no Distrito Federal, contra 49% no país. ;É um orgulho muito grande mostrar que fazemos saúde aqui no DF. Todas as nossas UTIs (unidades de terapia intensiva) neonatais têm condições de oferecer leite humano para os bebês. Temos problemas, sabemos que sim, mas estamos batalhando para melhorar;, destacou.



Obras no Parque
Ontem, durante a cerimônia do Agosto Dourado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que haverá investimento de R$ 2 milhões em obras no Parque da Cidade. Equipes da Novacap atuarão no local a partir das próximas semanas para ;fazer uma revitalização inicial;, segundo o chefe do Executivo. No entanto, o tipo de contrato para execução dos trabalhos está em fase de avaliação. ;Sabemos que parcerias público-privadas demoram um pouco e demandam estudos, mas é algo que está sob análise do GDF e que será discutido com a população. Aqui (o parque) é um local que as pessoas amam, e uma parceria pode não ser bem recebida;, avaliou o chefe do Palácio do Buriti.