Cidades

Mães se reúnem durante mamaço com bebês no Parque da Cidade

Dia de atividades no Estacionamento 12 abre mês de ações com foco no incentivo ao aleitamento materno

Jéssica Eufrásio
postado em 04/08/2019 13:44
Lactantes participaram de momento de amamentação simultânea Centenas de mães se encontraram no Parque da Cidade, na manhã deste domingo (4/8), durante um mamaço promovido como parte das ações de incentivo ao aleitamento materno. A mobilização deu início à campanha do Agosto Dourado ; mês de conscientização sobre a importância da amamentação. Por volta das 11h30, as participantes se reuniram e foram convidadas a alimentar os filhos juntas.

Entre as atividades do evento ; que ocorre no Estacionamento 12 do parque até as 16h ;, há orientações de saúde para toda a família, pontos de doação de leite humano, espaços para diagnóstico de doenças, além de brincadeiras e atrações para mães com bebês e crianças. Ainda como parte das iniciativas, houve a instalação de dois fraldários nos banheiros feminino e masculino do Parque Ana Lídia.

Mãe pela primeira vez, a servidora pública Andréia Bezerra, 31 anos, soube da iniciativa no trabalho e conta que conseguiu orientação no evento em relação à alergia do filho de 4 meses. "Achei muito legal. Vim sem muita expectativa, mas tive bastante ajuda em uma das tendas de atendimento. Meu filho tem alergia à proteína do leite", comentou. "Não tive muitas dificuldades com a amamentação, mas, às vezes, dava vontade de desistir. Por isso, é importante o incentivo", avalia.

Autossuficiência


Representantes do Executivo e do Legislativo distrital e federal acompanharam a solenidade. A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, madrinha do Agosto Dourado no DF, também esteve presente. "O xis da questão é incentivar os pais, toda a família e a rede de apoio a participar. Não é uma tarefa fácil e, muitas das vezes, quando estamos na gestação, não temos noção da dificuldade que vem pela frente", declarou a advogada.

Ainda durante o discurso, ela pediu para que o marido, o governador Ibaneis Rocha (MDB), exija que os órgãos do GDF contem com uma sala para amamentação e armazenamento de leite materno. "Os meses de licença-maternidade são suficientes para garantirmos o mínimo. Mas o Ministério da Saúde estimula que a amamentação chegue até os 2 anos ou mais. Se conseguirmos esse espaço, certamente, as mães aumentarão esse período de amamentação", defendeu Mayara.

Coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Miriam Santos destacou que a taxa de prevalência da amamentação em menores de 6 meses é de 61% no DF, contra 49% no país, segundo ela. "É um orgulho muito grande mostrar que fazemos saúde aqui no DF. Temos problemas, sabemos que sim, mas estamos batalhando para melhorar", comentou. "Outra coisa: somos a única cidade do mundo autossuficiente em leite humano. Todas as nossas UTI neonatais têm condições de oferecer leite humano para os bebês", completou Miriam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação