Jornal Correio Braziliense

Cidades

Emanuel Medeiros Vieira, escritor



Morreu, em decorrência de um câncer de próstata, aos 74 anos, o jornalista e escritor Emanuel Medeiros Vieira, um dos destaques da produção literária da capital.

Ele começou a escrever aos 14 anos e lançou mais de 25 obras, a maioria novelas e contos. Entre os prêmios conquistados, está o de melhor romance (Olhos azuis: ao sul do efêmero, de 2009), concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE).

Depois de ganhar cada vez mais reconhecimento nos círculos literários, Emanuel foi indicado pela International Writers and Artists Association para receber o Prêmio Nobel de literatura. ;Ele foi indicado ao Nobel, escreveu muito, começou a escrever desde os 14 anos, trabalhou na Câmara por vários anos, deixou uma filha. Tem muito para falar sobre ele, mas é isso... vai fazer muita falta;, lamentou a mulher dele, Célia de Sousa, funcionária pública aposentada. O jornalista também deixou uma filha.

Natural de Santa Catarina, formado em direito, o escritor chegou a Brasília em 1979. O enterro foi ontem, no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.