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URBANIZADORA PARANOAZINHO

Desenvolvimento urbano


Sediada em Brasília, a Urbanizadora Paranoazinho (UP) tem o propósito de promover o desenvolvimento da antiga Fazenda Paranoazinho, com mais de 1,6 mil hectares, na Saída Norte de Brasília. “Parte dessa área já estava ocupada por mais de cinquenta condomínios irregulares, de forma que um dos nossos objetivos sempre foi trabalhar para reinserir toda essa área na legalidade”, destaca Ricardo Birmann, 36 anos, presidente da UP. A urbanizadora passou a aprimorar um projeto de desenvolvimento urbano batizado de cidade Urbitá. A ideia é que as pessoas possam andar a pé ou de bicicleta, trabalhar, se divertir, estudar, e não apenas morar. 

 

O trabalho de regularização fundiária tem servido de modelo para outras áreas onde a metodologia desenvolvida pela UP no Paranoazinho foi replicada ou adaptada. “Até 10 de agosto, estamos oferecendo condições inéditas e exclusivas para que todos os moradores da região garantam a regularização de seus lotes a um custo nunca antes visto, em valores bem abaixo do que é praticado em qualquer outra área do Distrito Federal.”

 

A Urbitá pretende levar benefícios à cidade. Ao longo de décadas, o projeto vai ofertar moradia em um empreendimento licenciado e aprovado, com crescimento de 60 mil pessoas por ano. “Além disso, ao construirmos um novo centro urbano na Saída Norte, contribuiremos com uma solução metropolitana para Brasília, que hoje ainda concentra a maior parte dos empregos no plano piloto e a maior parte das moradias nas áreas satélite”, afirma Ricardo. Segundo ele, o início das obras e um expressivo investimento imobiliário vão gerar mais empregos, além de movimentar a economia e aumentar a arrecadação. “No cenário nacional, o projeto será um modelo urbanístico de cidade sustentável e inteligente”, acrescentou. 

 

Além do processo de regularização fundiária, que tem um forte caráter social, a UP tem o cuidado de criar a Urbitá como um projeto inclusivo, que ofereça residências e serviços para todos os segmentos de renda da população. “É preciso lembrar que, todos os dias, mais de um milhão de pessoas se deslocam até o Plano para trabalhar ou estudar, enfrentando longos trajetos até os locais onde moram. Precisamos reverter isso, dando a elas a oportunidade de viver perto de onde trabalham, estudam e se divertem. É um projeto de longo prazo, que vai atender à população atual, mas também a muita gente que nem nasceu ainda.”

 

Expectativas

Em 2019, a expectativa é avançar no processo de regularização e legalizar a maioria dos condomínios da região. “Já regularizamos os condomínios Mansões Colorado, Morada dos Nobres, Pôr do Sol, Recanto Real, Vivendas Friburgo e Império dos Nobres e, mais recentemente, Residencial Ipês, Rural Alvorada, Fraternidade e Jardim Ipanema.”

 

Ao mesmo tempo, concluir a compatibilização da primeira fase da Urbitá com a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e obter a licença para iniciar as obras. “Superamos a viabilidade ambiental, de água, abastecimento elétrico, impacto de trânsito etc. E a primeira fase já foi aprovada no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano de Brasília (Conplan), em dezembro passado. Esperamos essa licença para o segundo semestre, para entrar na etapa operacional do empreendimento.”

 

 

 

 

PRÊMIO COLUNISTA BRASÍLIA


TRADIÇÃO NA CIDADE


Tradicional na capital, o Colunista Brasília é um festival que tem o objetivo de dar destaque aos mais notáveis trabalhos de comunicação e marketing, executado por empresas e profissionais em todo o país. Em Brasília, o evento ocorre há 35 anos e é organizado pela Meio e Mídia Comunicação. Iniciativa da Associação Brasileira de Colunistas de Propaganda (Abracomp), o Colunista Brasil movimenta, anualmente, três principais ações no mercado publicitário do Distrito Federal: inscrição/julgamento, festa de entrega e edição do anuário de propaganda portfólio com todos os premiados.

 

“A premiação mexe com o mercado publicitário de maneira positiva, incentivadora e entusiasta”, garante Fernando Vasconcelos, sócio da Meio e Mídia e diretor da Abracomp (foto). E quem ainda não se inscreveu no festival ganhou mais tempo para participar: até 9 de agosto de 2019. Nesta edição, o período de publicação dos trabalhos, excepcionalmente para a regional Brasília, é de 1º de janeiro de 2018 a 31 de julho de 2019. A edição deste ano conta com a campanha Mostre que você sabe vencer desafios e inscreva-se, criação de Marcio Ehrlich e Gustavo Bastos. 

 

“A campanha traz a ideia do quanto o publicitário é desafiado diariamente, por isso, precisa vencer desafios e se inscrever nos Colunistas”, afirma Marcio, que também é vice-presidente executivo da associação e coordenador do prêmio. Previsto para a segunda quinzena de setembro, o julgamento será com profissionais de destaque no cenário nacional, especializados nas diversas premiações. Eles vão se reunir para avaliar os trabalhos inscritos. A entrega dos prêmios está marcada para 8 de novembro. 

 

 

 

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O primeiro Laboratório de patologia do DF


Fundado em 1963, o Exame (Imagem e Diagnóstico) foi o primeiro laboratório de patologia clínica de Brasília. Com a incorporação das unidades do Laboratório Pasteur, em 2015, o Exame se tornou o primeiro centro de diagnóstico completo do Distrito Federal, com serviços de análises clínicas, imagem e vacinas. Atualmente, são mais de 60 unidades espalhadas por todo o Distrito Federal e Entorno. O laboratório faz parte da Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e a 5ª maior empresa do mundo neste segmento na América Latina. 

 

O diferencial da empresa, segundo o diretor de Negócios das Regionais Centro-Oeste, Sylvio Canedo, 44 anos, é fazer parte da maior empresa de medicina diagnóstica e ser um dos laboratórios que mais investem em medicina diagnóstica e de precisão no país. “O Laboratório Exame dispõe do que há de mais moderno em termos de tecnologia. Somos os pioneiros na integração entre diagnósticos por imagem e análises clínicas, além de aliarmos os serviços de vacinas. O Exame também é o primeiro laboratório que digitalizou a patologia clínica na região Centro-Oeste.”

 

Como parte dessa tecnologia, o Exame foi o primeiro a disponibilizar o Cinema Vision, que é um sistema de entretenimento composto por óculos e fones de ouvido, em que o paciente pode assistir a filmes e a programas de TV ou ouvir música enquanto faz a ressonância magnética. Além de atender toda a família, o laboratório disponibiliza espaço especial para o público infantil, com área personalizada com a turma do Scooby Doo, brinquedoteca e kit lanche especial. “Ainda pensando nas crianças, o laboratório realiza exames como teste do pezinho ampliado, capaz de diagnosticar mais de 14 patologias; teste do cloreto de suor, que identifica a fibrose cística e a necessidade de tratamento em bebês, além de ampla gama de vacinas.”

 

Pensando nas pessoas que não têm plano de saúde, o Laboratório Exame lançou uma tabela diferenciada, com preços acessíveis e condições de pagamentos facilitadas. Outra preocupação é atender os clientes com conforto e conveniência. Por isso, são oferecidos serviços por meio do atendimento domiciliar. Para oferecer mais conforto, conveniência e comodidade à população do DF e Entorno, o Exame investiu, recentemente, na modernização das 62 unidades.

 

Que desafios enfrenta nos negócios?

Oferecer um negócio que lida com a saúde das pessoas que têm alta sensibilidade e, por isso, precisa de muita acurácia. Precisão, assertividade e empatia pelo outro são premissas de nossa atuação. Eu me sinto realizado por isso, pois é exatamente o que o Laboratório Exame proporciona.

 

Qual é o público-alvo do serviço?

O nosso público são todas as pessoas que buscam serviço de saúde com alta qualidade, aliado ao que há de mais inovador no setor, com os melhores equipamentos e corpo clínico referência no Distrito Federal.

 

O que desejava conquistar quando escolheu empreender?

Atuar em uma empresa reconhecida mundialmente e preocupada com os colaboradores e com os pacientes, comprometida em dar acesso ao que há de melhor em termos de inovações e tecnologias de saúde, ligada na contemporaneidade do mercado de negócios. Esse era um dos meus objetivos profissionais. E foi com essa intenção que eu cheguei à direção de negócios da regional Centro-Oeste, que engloba o Laboratório Exame (em Brasília), Laboratório Atalaia (Goiânia) e Cedic Cedilab (Cuiabá).

 

Como se prepara para evitar erros na operação?

Vivemos em um mundo que passa por mudanças constantes, e o erro faz parte disso. A nossa premissa é que, quando erramos, devemos buscar a solução mais rápida para corrigir o erro e entender o que podemos tirar de lição daquilo. Grandes oportunidades podem nascer de um erro e o bom gestor precisa entender essa dinâmica para seguir em frente e motivar as pessoas.

 

Que decisões você precisa tomar hoje para construir uma empresa de 100 anos?

A exemplo do que a Dasa faz, temos pensamento e investimento de longo prazo. Nossas metas são focadas na satisfação dos nossos pacientes. Temos um índice de satisfação do cliente (Net Promoter Score — NPS) alto, e essa métrica do mercado de saúde é fundamental e direciona os nossos esforços de desempenho. Nós trabalhamos para proporcionar alta satisfação e acurácia em nossos diagnósticos, pois sabemos que há estimativas de que 70% de toda a decisão clínica está pautada nos exames. Por isso, nossa preocupação com qualidade é enorme. Sabemos que podemos contribuir com a qualidade de vida e a longevidade dos nossos pacientes.

 

E como mantém o grupo motivado?

Mantenho a motivação do grupo por meio do reconhecimento e acompanhamento de cada rotina do laboratório e das metas estabelecidas, que são prioritariamente de atender e superar as expectativas dos pacientes.

 

 

NOTAS...

 

China abre mercado para lácteos brasileiros

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou que a China abriu o mercado para os produtos lácteos brasileiros. Foram habilitados 24 estabelecimentos nacionais para a exportação de leite em pó e queijos. Segundo a ministra, a abertura vai impulsionar a cadeia produtiva do leite. “Isso traz uma esperança para a indústria de leite”, disse. O país produz 600 mil toneladas de leite em pó. A China, maior importadora de lácteos do mundo, compra 800 mil toneladas do produto. De acordo com a Associação Brasileira de Laticínios, a expectativa é exportar US$ 4,5 milhões em produtos lácteos. Em 2018, o setor lácteo brasileiro exportou para mais de 50 destinos. Antes de abrir com o mercado chinês, o setor investiu no ingresso dos produtos na China por meio da participação em feiras.

 

Novo marco regulatório dos agrotóxicos

 

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta semana, o novo marco regulatório dos agrotóxicos, que visa mudar os critérios de avaliação e classificação toxicológica dos produtos, além de informar o consumidor dos perigos na embalagem. De acordo com a Anvisa, a alteração vai facilitar a identificação de riscos à vida e à saúde humana. A proposta apresentada, segundo o órgão, foi embasada nos padrões do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos. As medidas começam a valer assim que publicadas no Diário Oficial da União. As categorias de classificação toxicológica foram ampliadas de quatro para cinco, e cada uma terá uma indicação de danos, como boca, pele e nariz.

 

Aumento de famílias endividadas no DF

 

Segundo a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Fecomércio-DF, o número de famílias endividadas no Distrito Federal cresceu em junho. A quantidade passou de 774.312, em maio, para 795.213 no mês seguinte, um aumento de 80,9%. Essa é a maior alta do ano e o maior patamar desde dezembro do ano passado, quando 81,3% das famílias estavam com dívidas. Além do alto índice de desemprego, há o aumento nas taxas das contas em atraso, como observa o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia. “Com o aumento do desemprego e a diminuição da renda média familiar, as contas se acumulam e o endividamento bate na porta das famílias brasilienses.”