; Claro
Troca de número
; Fábio Urbano de Souza,
Sobradinho
O leitor Fábio Urbano de Souza, 39 anos, procurou a Claro para trocar o número de telefone com DDD do Paraná por outro com DDD do Distrito Federal, sendo que o plano de internet e de tevê a cabo deveria continuar o mesmo. Entretanto, a empresa informou que, para realizar a alteração, ele teria de contratar novo plano, pois os valores variavam de acordo com a localidade. ;Eles não quiseram continuar com o mesmo plano, alegando que os preços e pacotes de Brasília eram diferentes dos do Paraná e, caso eu quisesse mudar, deveria pagar multa de R$ 600;, relata. Fábio permaneceu com o plano até julho do ano passado. Após procurar mais uma vez a empresa, foi informado de que a mudança de plano poderia ser feita e que ele pagaria apenas R$ 120 de multa, somado ao valor do novo plano, o que não foi cumprido, explicou Fábio. ;Quando chegou a conta antiga, do 041, veio sem desconto, além de uma conta superior. Eu me senti enganado. Eles me informaram um valor por telefone e, na conta, veio outro e ainda continuam cobrando o valor original da multa;, reclama.
Resposta da empresa
; A Claro informou que, ;em atenção à mensagem do sr. Fábio Urbano de Souza, em contato com o cliente, as questões citadas foram esclarecidas. A operadora continua à disposição por meio dos canais de comunicação;.
Comentário do consumidor
; ;Eles entraram em contato, reavaliaram os valores cobrados pela multa e enviaram uma nova fatura com um valor menor. Pediram desculpas pelas cobranças indevidas e agradeceram por eu permanecer como cliente da empresa. Fiquei aliviado com a solução.;
; C
Celular quebrado
; Raquele Viana de Melo,
Águas Claras
A leitora Raquele Viana de Melo, 32, procurou o Grita do Consumidor para reclamar do defeito de um aparelho celular que adquiriu na C do Conjunto Nacional. ;Comprei o celular, mas, depois de três dias de uso, quando as pessoas me ligavam, elas não me ouviam. Fui até a loja e me disseram que não poderiam trocar o aparelho, pois, segundo eles, eu havia feito ligações que totalizavam mais de 1 hora de duração. Achei estranho e não acreditei;, queixa-se. Após a situação, Raquele procurou o Procon, mas, mesmo assim, o problema ainda não foi resolvido.
Resposta da empresa
; A C confirmou, em nota, que a consumidora tentou trocar o produto, mas que, ;na ocasião, foi verificado que o aparelho apresentado pela cliente possuía mais de 60 minutos em ligações, critério que, segundo a política de trocas e devoluções da C, que seguem as orientações fornecidas pelo fabricante, desqualifica a troca direta e, nesse sentido, nos termos da lei, a cliente foi orientada a procurar a assistência técnica credenciada;. E acrescentou ;que está em tentativa de contato com Raquele para reiterar tal procedimento e se coloca à disposição para qualquer esclarecimento referente aos procedimentos internos de trocas e devoluções;.
Comentário do consumidor
; ;Em nenhum momento fui avisada que poderia levar o celular até a assistência credenciada tanto que, após não resolver o problema, fui direto ao Procon. Estou aguardando entrarem em contato.;