O período de férias escolares chegou, e muitas famílias decidem colocar o pé na estrada para desfrutar dias de descanso. Mas, para viajar de carro, é essencial que a manutenção do veículo esteja em dia, garantindo a segurança e o bem-estar durante o percurso. Nessas horas, a primeira coisa que vem à cabeça é a dificuldade de escolher o lugar de confiança para fazer a revisão. O melhor caminho é buscar indicações, segundo Eduardo Faria, especialista em mecânica automotiva e dono de uma oficina no Setor de Oficinas Norte. ;Muitas vezes, a pessoa opta por um local por causa da propaganda ou de promoção. Esses meios chamam muitas pessoas, mas nem sempre o serviço condiz com o que é anunciado;, alerta.
Como não há um sistema oficial de avaliação de oficinas mecânicas, ele aconselha que o consumidor, além de opiniões de conhecidos, busque auxílio em ferramentas de reclamações disponíveis na internet e também procure o Procon para descobrir a reputação da empresa. ;Existem muitos sites de reclamação e de avaliação de alguns serviços. É sempre bom se garantir e pesquisar bastante. Muitas vezes, a oficina tem propaganda muito boa, mas está cheia de processos e clientes insatisfeitos;, revela.
Uma das grandes dúvidas dos consumidores é se leva o carro em uma oficina particular ou a uma autorizada. Por causa da garantia do veículo, o conselho é que a revisão seja feita em uma autorizada. Passado esse período, Eduardo sugere que o motorista faça uma pesquisa de preço para identificar o melhor custo/benefício. ;Muitas pessoas optam pelas autorizadas por acharem que é mais confiável, mas têm muitas oficinas de confiança, que realizam um trabalho excelente e com preço justo;, aponta.
Outro ponto negativo das concessionárias é o tempo que, geralmente, levam para concluir o serviço, pois pode ser mais demorado. A vantagem, de acordo com o especialista, é a qualidade do serviço e das peças. ;Elas vêm direto do fabricante, são todas originais. Essa é uma vantagem que pesa muito na hora de tomar a decisão;, afirma.
Além disso, Eduardo ressalta que o proprietário deve atentar aos serviços extras que podem ser cobrados. Muitas pessoas, por não entenderem de mecânica, concordam com todos os serviços propostos, porém, vários itens são dispensáveis. Para evitar o problema, não precisa ser um expert no assunto, basta consultar o manual do veículo. ;Nele, diz tudo o que precisa ser feito de acordo com a quilometragem.;
A enfermeira Marcela Teixeira de Oliveira, 51 anos, passou por esse problema. Ela sempre foi zelosa com o carro, mantém as revisões em dia e procura levar o veículo em locais de confiança. A paraense nunca havia tido dificuldades, até que trocou de automóvel e, consequentemente, precisou levar em outra autorizada para realizar os procedimentos. ;Era só uma revisão, deixei o meu veículo e me deram um prazo para buscá-lo. A princípio, estranhei por ser mais longo do que o de costume, mas, como não conhecia a rotina dessa marca, fiquei na minha;, diz.
Quando buscou o carro, Marcela foi surpreendida com o valor da revisão e com a quantidade de serviços realizados. ;Não fizeram só a revisão, trocaram várias coisas e mexeram em outras sem me avisar. O valor foi um absurdo, tive de me virar para pagar tudo;, lamenta. Em casos como o da enfermeira, o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) defende que é proibido o fornecimento de serviços sem prévia solicitação, além da obrigatoriedade do orçamento prévio.
Prejuízo
Antes de pegar a estrada com os amigos, o estudante Felipe Cardoso, 23, procurou uma oficina mecânica para fazer uma revisão geral. Sem entender muito sobre o assunto, ele encontrou uma promoção na internet e decidiu levar o carro ao local. ;A oficina tinha uma boa estrutura, fui bem atendido e me deram um ótimo orçamento; por isso, nem me preocupei;, justificou.
No entanto, a surpresa veio quando Felipe estava na estrada. O veículo começou a apresentar problemas, e ele descobriu que algo estava errado. No meio da viagem, o carro parou. ;Precisei acionar o guincho, que me levou para uma outra oficina. Lá, descobri que várias peças originais haviam sido substituídas por outras de péssima qualidade. O meu prejuízo foi inestimável. Perdi a viagem e ainda tive de arcar com todas as despesas para fazer o veículo funcionar novamente;, reclamou.
De acordo com o artigo 20 do CDC, quando o serviço não é prestado como prometido na oferta ou apresenta problemas de qualidade, o consumidor pode exigir, alternativamente e à sua escolha, a repetição do trabalho sem custo adicional, além de restituição imediata da quantia paga.
* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart