Os termômetros da capital federal devem começar a registrar temperaturas mais altas ao longo da semana. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que frio vá diminuindo nos próximos dias. Neste domingo (14/7), a estimativa é de que a temperatura máxima chegue a 28;C.
No Plano Piloto, a mínima registrada, na madrugada deste domingo, foi de 12;C. A menor temperatura do DF, no entanto, foi medida em estação Águas Emendadas, com 10;. ;É uma região florestal, então é natural que as temperaturas registradas lá sejam geralmente menores;, explica o meteorologista do Inmet Manoel Rangel.
Aos poucos, os brasilienses poderão devolver os casacos aos armários, mas ainda precisarão, de acordo com as estimativas do Inmet, manter umidificadores ligados. ;Há uma forte de massa de ar seco que está predominando não só sobre Brasília, mas em 80% do país. Ela inibe a formação de nuvens. Sem nuvem, não há chuva. Logo, a tendência é que a umidade continue caindo.;
Para o domingo, a previsão é de que a umidade varie entre 20% e 75%. Há seis dias consecutivos, o DF registra índices abaixo de 30% de umidade. Por isso, a Defesa Civil decretou estado de atenção.
Entre as principais recomendações do órgão para evitar problemas de saúde durante a seca estão a constante hidratação, uso de protetor solar e umidificação do ar. A prática de atividades físicas ao ar livre deve ser feita somente antes das 10h e depois das 17h.