A Ekoá Jogos e Gamificação surgiu em 2008, com a ideia de elevar a realidade de diversas empresas por meio de metodologias que coloquem as pessoas no centro de toda a experiência. A empresa busca criar jornadas inovadoras para eventos, educação corporativa e processos de trabalho, fundindo o mundo físico e o digital para promover o engajamento da equipe e atingir os objetivos corporativos.
Nascido e criado em Brasília, Monclair Cammarota, 41 anos, diretor executivo da Ekoá, pôde desfrutar de uma infância que lhe permitiu trabalhar e moldar sua criatividade de acordo com suas necessidades na época. Com 13 anos, começou a dar aulas particulares para ganhar o próprio dinheiro. Aos 19, ingressou na Universidade de Brasília (UnB) para fazer engenharia florestal.
Monclair sempre esteve envolvido com esportes e, em 2008, foi chamado por uma empresa para realizar uma atividade que desenvolveu a comunicação interna da equipe, auxiliando na integração entre as demais áreas da corporação. ;Foi o primeiro jogo que criamos. No mesmo ano, o Banco do Brasil e o Banco Mundial entraram em contato, foi quando tive a certeza de que trabalharia com essa metodologia;, afirma o diretor executivo.
Nasceu então a Ekoá Treinamentos Corporativos, que trabalha habilidades como planejamento, execução, gestão de mudança, trabalho em equipe, comunicação, inovação e sustentabilidade por meio de jogos empresariais, que atua em todo o Brasil. ;Na gamificação, usamos estratégias de design de jogos para transformar o dia a dia das pessoas e os processos de trabalho em algo parecido com um jogo;, explica.
Todo o serviço da Ekoá coloca as pessoas no centro do processo, desenvolvendo uma forma colaborativa de trabalhar com as empresas. ;Para criarmos jogos que façam sentido dentro da realidade de cada empresa, é preciso entender profundamente o que está acontecendo em cada lugar;, ressalta. Monclair também acredita que a empresa faz parte do ecossistema de economia criativa, sendo protagonista no Distrito Federal.
;Somos uma equipe que tem a comunicação como pilar central do negócio. As áreas de marketing, vendas, desenvolvimento e operação literalmente sentam na mesma mesa para que tenhamos um olhar compartilhado para todas elas;, enfatiza Monclair. Atualmente, a Ekoá se preocupa com a sustentabilidade e ajusta seus jogos e a equipe para diminuir a produção de lixo.
A forte parceria com empresas junior, em especial na área de design, faz com que Monclair contrate pessoas jovens e proativas. O diretor executivo está sempre antenado ao que está acontecendo no mundo e como pode trazer novas referências para a empresa. ;O segredo é constantemente investir em inovação e garantir que o trabalho seja entregue com muita qualidade;, finaliza.