Jornal Correio Braziliense

Cidades

Curtas 19

MEIO AMBIENTE
CHÁ DE REVELAÇÃO NO ZOO

O Zoológico de Brasília abriu as portas para o público ontem com um evento especial: o chá de revelação do filhote de Riquinha e Chokito, o casal de bugio-ruivo (Alouatta guariba) que há aproximadamente dois meses carrega nas costas o novo membro da família. Depois de muito suspense, o sexo foi revelado ao público: é um menino, que, a partir de agora, passa a ser chamado de Tutu (foto). O nome é uma homenagem a José Arthur, um dos cuidadores dos pais do macaquinho. Ele nasceu em maio, pouco tempo depois de os profissionais do Zoo descobrirem que Riquinha estava grávida. Depois que Tutu nasceu, os pais superprotetores não deixaram ninguém se aproximar para descobrir o sexo do bebê. A família de bugio-ruivo ficará no Micário e pode ser visitada de terça-feira a domingo, além de feriados, das 8h30 às 17h. Os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5, a meia-entrada. Crianças menores de 12 anos e idosos não pagam.


SUDOESTE
CICLISTA SOFRE MAU SÚBITO

Um homem de 77 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto andava de bicicleta no Sudoeste. Lúcio Martins Gomes caiu ao sofrer o mau súbito e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Os socorristas precisaram reanimar a vítima. Por 20 minutos, realizaram as massagens cardíacas e conseguiram restabelecer os sinais vitais. Lúcio foi levado de helicóptero ao Hospital de Base, com o quadro de saúde instável. Onze militares, duas viaturas e o resgate aéreo foram usados na ocorrência.


TRÂNSITO
DUAS MORTES EM ACIDENTES

Pelo menos duas pessoas morreram e sete ficaram feridas em acidentes de trânsito no Distrito Federal em 12 horas. Às 10h de ontem, próximo à Esaf, no Jardim Botânico, um pedestre de 37 anos foi atropelado e levado ao Hospital Regional de Planaltina, com escoriações e contusão na região da cabeça, mas consciente, orientado e estável. Às 6h30, um jovem de aproximadamente 20 anos morreu ao ser atropelado próximo ao Deck Sul, na avenida L4. A vítima já estava sem sinais vitais quando o socorro chegou. Na madrugada, por volta de 1h, houve outro registro de atropelamento de pedestres na 203/204 Sul. Um homem de 29 anos foi encaminhado ao Hospital de Base com suspeita de traumatismo craniano leve. Outra morte ocorreu por volta das 23h30 de sexta-feira, quando um motociclista bateu em um poste na Epia, sentido Brasília-Valparaíso (GO). Cinco horas mais tarde, na BR-020, altura do Condomínio Alto da Boa Vista, a colisão entre dois carros de passeio e um micro-ônibus deixou cinco feridos.