Jornal Correio Braziliense

Cidades

SAIBA MAIS

Desempenho brilhante

Considerada a maior olimpíada estudantil do país, a OBMEP reuniu, em 2018, 54.498 instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. Com 26 ouros, o Distrito Federal se destacou entre os estados do Centro-Oeste. Na sequência, veio Mato Grosso do Sul (13), Goiás (12) e Mato Grosso (1).

Dos premiados da capital, apenas quatro eram estudantes de unidades gerenciadas pela Secretaria de Educação do DF. Os demais são alunos de instituições privadas ou de coléios militares. Além de Everton e Dayan, a estudante Mayara de Oliveira Pinheiro, 15 anos, foi a Salvador para a cerimônia, recebendo o ouro pela quarta vez.

;O mais importante que eu abstraí nesses anos com a OBMEP foi o sentimento de que sou capaz de conquistar meus objetivos, pois tudo começou com uma menção honrosa e, no outro ano, eu consegui a primeira medalha de ouro. Isso com certeza eu vou levar para o meu futuro;, conta Mayara, ex-aluna do CED 2 do Guará. Recentemente, ela se mudou para São Paulo, onde continua participando da olimpíada, desta vez, como aluna do 2; ano do ensino médio.

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos e promover a inclusão social.