Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ocular, o Programa Olho Vivo ; ação dos hospitais oftalmológicos HOB, INOB e HOG ; fará uma ação gratuita nesta quarta-feira (10), das 8h às 12h, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) do Metrô-DF. Os hospitais realizarão exames de aferição de pressão intraocular e prevenção ao glaucoma.
O intuito da ação é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito a cada 10 casos de perda de visão poderiam ser evitados se detectados precocemente. No país, mais de 1,2 milhões pessoas são cegas, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
As principais causas de cegueira são catarata, erros refrativos não corrigidos, retinopatia diabética e glaucoma, doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão ocular.
O relatório As Condições de Saúde Ocular no Brasil ; 2019, do CBO, aponta o glaucoma como a maior causa de cegueira irreversível no mundo. De acordo com os dados, estima-se que de 2% a 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, o que representa cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Serviço
Programa Olho Vivo
Quarta-feira (10/7), das 8h às 12h
Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)
Informações: 3442-4000