As linhas planejadas da capital impressionam e encantam. O casal de cariocas Luís Fernando Marques, 42 anos, e Verônica Cruz, 45, pensa até mesmo em voltar com malas maiores da próxima vez, para morar em Brasília. ;O DF é bem estruturado, até mesmo nas regiões administrativas. No Rio de Janeiro, dá para perceber que as cidades foram crescendo para todo lado e acabaram não tendo muita organização. Aqui nós gostamos muito de ver tudo planejado. Isso nos encantou e até comentamos sobre a possibilidade de morar aqui!”, disse a professora.
Os dois vieram à capital após um convite de amigos da igreja, mas ficaram com peso no coração por terem deixado os filhos no Rio. ;Temos duas meninas, de 14 e 16 anos. A mais nova, por exemplo, adora história. Então queremos muito trazê-la aqui para que ela possa conhecer de perto como funciona o nosso país;, conta Marques. O casal só perde o sorriso na hora de falar do clima deste inverno, completamente diferente do carioca: ;Aqui é muito seco de manhã e de tarde, e vem um frio de rachar pela noite, então estou sofrendo um pouco;, brinca o educador.
Entre os turistas, há também aqueles que têm Brasília como destino devido a compromissos de trabalho e acabam aproveitando os momentos de folga para conhecer a capital. É o caso de Paulo Henrique Pedro, 21, que veio de Florianópolis, Santa Catarina. ;Está acontecendo um congresso da área da saúde aqui e vim participar. Como tive uma pausa hoje, acabei saindo para conhecer a Catedral e o Congresso;, explicou. Para ele, o local chama a atenção pelos projetos de Niemeyer. ;A arquitetura da cidade é muito bonita. Agora quero conhecer dentro do Congresso, que é uma curiosidade que todo mundo tem, de saber como é lá.;
Fabiano Santos Souza, 40, também se encantou pela Catedral, mas cobrou a manutenção dos pontos turísticos. ;A família da minha esposa é daqui, então viemos para cá e estou conhecendo muita coisa bonita que não conhecia. Mas achei os monumentos um pouco malcuidados, com infiltrações, falta de reparos... Talvez seja até um pouco do reflexo do que está acontecendo com o país;, arrisca. Mesmo assim, o professor voltará a Sergipe, onde mora, com excelentes fotos. ;Gostei muito da arborização de Brasília. Chama bastante a atenção tantas árvores na Esplanada, na entrada do Eixão... Os ipês, por exemplo, são lindos! Fiz várias fotografias;, contou.
Programação
Confira dicas da Secretaria de Turismo para programas de julho em Brasília:
Programação ao ar livre
; Passeios de barco aos finais de semana com saída do Pontão.
; Pontos de locação de SUP, caiaque, remo e canoa havaiana.
; Parques vivenciais na Orla do Lago, como:
; Parque Península Sul
; Parque da Ermida Dom Bosco
; Parque das Garças
; Parque Asa Delta
; Parque Vivencial II do Lago Norte
Pontos de contemplação e arquitetura
; Ermida Dom Bosco
; Pontes (JK, Bragueto, Garças, Costa e Silva)
; Brasília Palace Hotel
; Royal Tulip Alvorada
; Deck Norte e Deck Sul
; Centro Cultural Banco do Brasil
; Sarah Kubitschek Lago Norte
[FOTO4]
Centros Culturais, galerias de arte e design
; Museu Nacional
; Espaço Cultural Renato Russo
; Centro Cultural Banco do Brasil ; CCBB
; Centro Cultural da Caixa
; Fundação Athos Bulcão
; Referência Galeria
Os clássicos
; Cine Drive In (o único da America Latina)
; Cine Brasília (Orquestra Sinfônica toda terça, 19h)
; Planetário de Brasília (sessões terça a domingo)
; Clube do Choro (terça a domingo, às 21h)
; Complexo Cultural da
Torre de TV
Eventos em Destaque
; Ballet na Praça (13/7)
; CCBB in Concert (27/7)
; Buraco do Jazz (toda quinta, às 19h, no Parque)
; Feira No Setor Criativo SCS (20/7)
; Feira Transparente no Casa Park (27/7)
; Ossobuco ; TED Brasiliense no CCBB (20/7)
; Capital Moto Week (18 a 27/7)