Jornal Correio Braziliense

Cidades

Frente fria faz temperaturas no Distrito Federal caírem no fim de semana

Para domingo a previsão é de temperaturas entre 8ºC e 10ºC. A mínima registrada na madrugada deste sábado (6/7) foi 14ºC. A máxima prevista é de 26ºC

Os brasilienses devem continuar com os casacos fora do armário. Uma frente fria que atingiu o centro do Brasil promete derrubar as temperaturas nos próximos dias. O fenômeno meteorológico passou pelo Centro-oeste, Sudeste e Sul deixando as temperaturas mais baixas ; na Serra Gaúcha, por exemplo, houve registro de neve. No DF a mínima registrada na madrugada foi 14;C. A máxima prevista é de 26;C.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Naiane Araújo, as temperaturas ainda devem cair mais nos próximos dias. "Conforme a frente fria passa, o ar frio vai ficando", explica a especialista. "Hoje (sábado) amanheceu com o céu nublado, as nuvens ajudam as temperaturas ficarem mais elevadas. Quando o céu vai abrindo, as temperaturas vão caindo", informa. Para domingo, a previsão é que a temperatura mínima fique entre 8;C e 10;C, já a máxima não deve passar dos 25;C.

Apesar da frente fria, as temperaturas mais baixas marcadas na capital datam de junho. No dia 27 do mês citado, houve registro de 9,1;C na estação de Águas Emendadas. Já no Plano Piloto, a mínima aconteceu no dia 11 de junho, com registro de 10,8;C.

Sobre a precipitação da noite de sexta (5/7), a meteorologista explica que se tratou de uma chuva inapreciável ; que os pluviômetros não chegam a registrar. Apesar disso, a umidade registrada foi influenciada pelas águas.

Na madrugada deste sábado, a umidade relativa do ar ficou em 95%. Já a tarde, a previsão é de 30%. "No domingo esses números deve ficar entre 35% e 95%", diz a meteorologista. Naiane ainda explica que não há previsão de novas precipitações para os próximos dias.