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Obras na Rodoviária do Plano Piloto começam na próxima semana

Esta é a primeira vez em 60 anos que a construção passará por obras de reforço estrutural

Está previsto para a próxima semana o início das obras de reforço estrutural na Rodoviária do Plano Piloto. A informação é da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela análise técnica que identifica e determina as necessidades de recuperação da construção. Esta será a primeira vez desde que foi erguida que a rodoviária passará por intervenções estruturais.

A plataforma superior foi interditada em 26 de junho, após apresentar fissuras estruturais em expansão rápida, o que representa grave de desabamento. Desde então, o trânsito de uma das vias paralelas à plataforma foi completamente interditado. Os carros que vêm no sentido norte-sul, entre o Conjunto Nacional e o Conic, são desviados para a outra via, que funciona em mão-dupla com quem vem no sentido sul-norte. A circulação de veículos pesados está restrita.

De acordo com a Novacap, as especificações a serem enviadas para as empresas candidatas a realizarem as obras estão sendo finalizadas. As propostas serão avaliadas considerando critérios de técnica e preço. Assim que for selecionada, a empresa vencedora deve iniciar as obras imediatamente.

O Governo do Distrito Federal (GDF) deve investir em fibras de carbono para reforçar as estruturas de concreto armado, solução considerada de rápida execução, mas de custos elevados. "O Governo está investindo em tecnologia de ponta para garantir a segurança plena da Rodoviária", explica a Novacap.

Devido ao grande prejuízo nas estruturas que sustentam a plataforma superior ; apresentando fissura que cresceu de 0,4 cm para 1,5 cm em três meses ; duas extremidades da cobertura serão demolidas e reconstruídas nos mesmos moldes da arquitetura original. "O trabalho de demolição começará simultaneamente ao de recuperação dos pilares, pois são obras separadas e uma não interfere na outra", detalha a companhia. As obras devem durar três meses.

Com fluxo de 700 mil pessoas por dia, a Rodoviária é uma das edificações de maior complexidade arquitetônica da capital federal. O terminal central de Brasilia é um complexo de viadutos de grandes vãos e, por conta da movimentação intensa de pessoas, ações preventivas e corretivas geram grandes transtornos à operação.