postado em 03/07/2019 12:40 / atualizado em 15/09/2020 10:41
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgou, nesta quarta-feira (3/7), que, nos cincos primeiros meses de 2019, mais de 26 mil trotes foram registrados por meio dos canais de atendimento do órgão. Maioria das ligações são feitas por crianças. A expectativa é de que, em julho, período de férias escolares, ligações desse tipo aumentem.
Cerca de 300 mil ligações foram recebidas pelo serviço no período e, desse total, 26 mil eram falsas. Maior parte das ocorrências foram em janeiro, com 6.662 telefonemas. Em comparação com o mesmo período de 2018, houve queda. Naquele ano, o Samu registrou 25 mil trotes.
O diretor e médico do Samu, Alexandre Garcia, destaca que é essencial os pais debaterem com seus filhos sobre as consequências de um trote.;Por isso, é importante que os pais conversem com as crianças, explicando que, enquanto elas brincam com esse tipo de ligação, pessoas estão sendo prejudicadas pela falta do atendimento. Esse tipo de conversa faz parte das orientações que passamos dentro do projeto Samuzinho;, frisa.
Identificação
Ainda segundo Garcia, boa parte dos trotes são identificados antes mesmo de a equipe se deslocar para o suposto "atendimento". Os técnicos auxiliares de regulação médica percebem quando as informações passadas pelo solicitante não são coerentes, como endereço inconsistente, e os médicos, quando há incoerência da queixa clínica, a vítima não se encontra no local e faltam informações sobre o solicitante.