O transformador do equipamento de raio-x explodiu no momento em que a proprietária da clínica o ligou na tomada. Os bombeiros informaram que o fluido amarelado que saiu do aparelho é conhecido como undecano. Ele costuma ser usado em itens elétricos e, geralmente, é liberado em situações de superaquecimento.
Segundo o tenente Paulo Jorge Trindade, a explosão decorreu, provavelmente, do fato de o equipamento ser antigo. "A máquina estava havia muito tempo fora de uso. Ela (proprietária da clínica) acionou a corporação por acreditar que o produto se tratava de algo radioativo, mas verificamos que era óleo lubrificante. Como ela havia acabado de ligar o aparelho, o líquido não estava aquecido; então, ela não sofreu queimaduras", explicou o bombeiro.
Vinte e duas pessoas atuaram no atendimento. Após os testes, a equipe retirou o excesso do produto e liberou a clínica. "O grupamento trabalha recolhendo o material. Nesse caso, o produto passou por análise para identificação com a ajuda de um equipamento, e vimos que não havia risco de acidente", detalhou Paulo Jorge. "Esse tipo de explosão não acontece com frequência. O mais comum é transformadores de redes de eletricidade explodirem", concluiu.