; Economia
Redução de multas
Com o intuito de estimular o setor empresarial e impulsionar a economia, a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal deve resgatar projetos de redução de multas e lançar um novo Refis para que as empresas regularizem os débitos junto aos órgãos públicos. A promessa foi feita pelo secretário da pasta, André Clemente, em reunião com representantes da Fecomércio. ;A prioridade número um do governo é gerar emprego. Por isso, o governador Ibaneis está tão focado em fazer obras;, afirmou Clemente. A taxa de desemprego no DF está em 19,4%.
; Doação
Falta leite humano
Os bancos de leite humano materno estão com níveis alarmantes e necessitam de novas doadoras com urgência. Para reabastecer o estoque, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal pede às mulheres que estão amamentando para doarem seu leite para 1.250 bebês internados na rede pública de saúde. De acordo com Míriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, seriam necessários em torno de 1,5 mil litros mensais para suprir a demanda da rede.Para doar, basta ligar no telefone 160, opção 4, ou se inscrever pelo site ou aplicativo Amamenta Brasília. A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros nas casas das doadoras. Também há a possibilidade de fazer a coleta sozinha e entregar em algum ponto de recepção. No site Amamenta Brasília é possível consultar os endereços e ter acesso às orientações de como retirar o leite e fazer a doação.
; Meio ambiente
Prevenção a incêndios
A Secretaria do Meio Ambiente realiza, sexta-feira, uma Blitz Educativa de Prevenção dos Incêndios Florestais, na entrada principal do Jardim Botânico, das 8h às 12h. Ela contará com a participação de 50 alunos da Escola Classe Jardim Botânico. A Blitz Educativa visa conscientizar e alertar a população sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e resto de poda, que são as principais causas de incêndio florestal no DF. O Jardim Botânico é uma das áreas de conservação ambiental prioritárias para a realização de ações preventivas de incêndios florestais. Até outubro, estão programadas mais quatro blitzs, envolvendo unidades de conservação.
; Samambaia
Assaltante baleado
O dono de uma loja de produtos tecnológicos, em Samambaia, reagiu a uma tentativa de assalto e baleou um suspeito. O caso aconteceu na noite desta terça-feira, quando o ladrão, de 18 anos, entrou no estabelecimento e anunciou o crime. Uma cliente foi baleada. O assaltante foi levado ao Hospital Regional do Gama (HRG), e a cliente, para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Aos investigadores, o dono do estabelecimento contou que acreditou que o suspeito atirou primeiro e, por isso, realizou os disparos. Ele entregou a arma voluntariamente aos agentes. Após receber atendimento no hospital, a cliente do estabelecimento compareceu à delegacia, prestou esclarecimentos e foi liberada. Os policiais não conseguiram interrogar o assaltante, que foi ferido na perna e no braço.
; Roubos
Depósito clandestino
Agentes da 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) prenderam um homem suspeito de manter depósito clandestino de carros e outros objetos adquiridos por meio de golpes. O suspeito de 40 anos enganava vendedores para conseguir os itens e os armazenava na Colônia Agrícola Samambaia. Os investigadores encontraram quatro veículos, sendo um de luxo. Dois dos veículos localizados foram adquiridos por meio de golpe. O suspeito usava cadastros falsos para comprar ágios por meio de aplicativos. Os policiais ainda avaliam a procedência dos outros carros encontrados. Segundo a Polícia Civil, o acusado responde a processos criminais por dois homicídios consumados e um atentado. Ele foi preso em flagrante por receptação qualificada, usura e associação criminosa. A polícia ainda investiga a participação de mais duas pessoas no esquema. No entanto, os outros suspeitos ainda não foram identificados. Um deles é conhecido como Marcelo e outro como Lucas. Quem tiver informações sobre os suspeitos, pode entrar em contato com a Polícia Civil pelo número de telefone 197, e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou WhatsApp (61) 98626-1197.