A filmagem tem quase um minuto e começa com o policial incentivando os alunos a cantar a música. "Eu quero que vocês atrapalhem os policiais, no bom sentido", diz. Enquanto o ritmo toca ao fundo, o policial continua: "Quero que vocês cantem, mas cantem forte, para que a Ilca (diretora da instituição) saia lá da sala dela para ver o que está acontecendo. Eu quero que vocês cantem comigo. Vamos lá. Esquece quem está do seu lado", continuou.
Nesse momento, a maior parte dos estudantes começa a cantar a canção. A música, intitulada Raridade, é de autoria de Anderson Freire. Após o refrão, o policial pede para que os alunos continuem. "Mais alto, agora. Vamos lá", incentivou.
[VIDEO1]
[VIDEO1]
"Cunho educativo"
Em nota, a PMDF afirmou que a atividade é de cunho educativo e não religioso. "A música, na verdade, faz parte de uma palestra sobre bullying e tem finalidade motivacional para os alunos, sem cunho religioso", destacou o texto.
A Secretaria de Educação confirmou a versão apresentada pela corporação e informou que o policial tratava de temas como depressão e mutilação durante a palestra. "Foram utilizados diversos recursos, como datashow e histórias motivacionais. A atividade terminava com uma música, a fim de elevar a autoestima dos alunos", afirmou a pasta em nota.
O órgão completou dizendo que promoverá ações no sentido de "orientar os profissionais e melhorar os esclarecimentos em relação ao Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do DF, que busca desencorajar qualquer tipo de atividade que possa direcionar os alunos a adotarem posições ideológicas, políticas ou religiosas, sejam elas quais forem".
Confira o trecho cantado pelo militar com os estudantes:
"Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair"