Jornal Correio Braziliense

Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

DFTrans
Sem passe estudantil

A leitora Paula Picquet procurou a Grita Geral para reclamar sobre a demora e a falta de informação para receber o passe estudantil. O filho de Paula, Edward Louis, deu entrada no primeiro cartão do passe estudantil em 9 de abril e, em 16 de abril, o cadastro foi aprovado. Disseram para ele esperar 10 dias para o envio de e-mail de agendamento para retirada do cartão. Mas o estudante não recebeu o e-mail e o sistema não mostra agendamento de retirada do passe. Pelo telefone, informaram que ele só poderia ir pessoalmente para retirar o passe com o agendamento. ;Meu filho estuda na UnB e, no início de cada semestre, ele tem de fazer atualização do cadastro, pois a matrícula é semestral. Agora, o semestre está no fim e ele ainda não recebeu o cartão;, conta Paula. ;O DFtrans não resolve o problema, não responde e o consumidor é quem paga. Moramos no Entorno do DF ele pega três ônibus para ir para UnB todo dia e para voltar;, lamenta.

; Em nota, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que o estudante está com o cadastro ativo desde 2011. Após o recadastramento e atualização dos dados, ele deve passar o cartão duas vezes no validador para desbloqueá-lo. O estudante não foi agendado pois já tem o benefício ativo. Caso o usuário tenha perdido o cartão, deverá realizar o bloqueio no site do DFTrans e solicitar a 2; via.

Rodoviária
Engarrafamento de ônibus

O leitor Jailson Gomes, 23 anos, entrou em contato com a Grita Geral para reclamar de problemas na Rodoviária do Plano Piloto. ;Um dos maiores deles, e que ocorre há muito tempo, é o engarrafamento de ônibus no Bloco A, virado para a Esplanada dos Ministérios. No horário de pico, demora muito para o coletivo conseguir estacionar para realizar o desembarque de passageiros, pois têm outros parados esperando para entrar ou sair das baias. Em alguns dias, há uma demora maior que cinco minutos para alguém descer do ônibus. Os funcionários da Rodoviária até ajudam a organizar, mas o problema não é resolvido.

; A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que possíveis transtornos podem ocorrer em razão das obras de melhoria da Rodoviária do Plano Piloto. No entanto, acrescenta que novas medidas serão tomadas para amenizar a situação.