Cidades

Brasiliense de 19 anos é o mais jovem a entrar em Harvard

Mateus Ribeiro já havia sido o mais jovem advogado a fazer uma sustentação no STF e agora fará parte do programa de mestrado da instituição norte-americana

Ronayre Nunes
postado em 20/06/2019 19:53
Mateus Ribeiro já havia sido o mais jovem advogado a fazer uma sustentação no STF e agora fará parte do programa de mestrado da instituição norte-americanaO jovem Mateus Ribeiro, 19 anos, chamou a atenção ; e encheu os brasilienses de orgulho ; mais uma vez. O garoto, depois de ter se tornado o mais jovem advogado a fazer a primeira sustentação oral em um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) ; aos 18 anos, agora irá para Harvard. Ribeiro será o mais jovem brasileiro no programa de mestrado de direito da instituição.
"As aulas começam em 16 de agosto, mas eu planejo já ir no dia 11 para me adaptar ao alojamento. A volta é só no ano que vem (2020), lá para maio", contou Ribeiro ao Correio.
A animação do garoto, é claro, é absoluta: "Eu estou muito animado, estudar em harvard é um sonho que eu tenho desde pequeno, é a faculdade onde muito gente importante foi. É um sonho, que às vezes pareceu tâo distante, mas eu consegui. Hoje eu não vou dormir".
Em relação aos pais, Ribeiro explica que a emoção é um misto de prazer e antecipação da saudade: "Para eles eu acho que é um sentimento doce e amargo, porque vai ser um ano longe, mas eu acho qe tem um sentimento de apoio coletivo porque sem eles eu naõ teria conseguido, eles me deram essa oportunidade de me fazer voar voos que eles mesmo não tiveram a oportunidade".

Mas nem tudo foi um mar de rosas para o garoto. Ribeiro reprovou um dos testes de inglês que fazia parte da avaliação para entrada em Harvard, mas o importante é que o jovem não desistiu.

"Eu tive de provar para mim mesmo que ia me superar, que eu teria de passar por isso. Eu me senti muito decepcionado, é claro, mas foi um reforço para que continuasse", disse Ribeiro em entrevista a TV Globo.

Para entrar em Harvard, não só os ensinamentos técnicos foram o suficiente. Isso porque a instituição leva em conta mais do que as notas para aceitar os novos integrantes, e nesse sentido contou a experiência de Ribeiro durante o período que realizou trabalhos na defensoria pública do Distrito Federal.

Sobre a nova fase da carreira, o jovem demonstra animação: "Eu acho que será um ambiente muito desafiador, mas o melhor ambiente é aquele que puxa as pessoas para cima. Eu quis estar nessa mesa, vai ser muito importante para minha formação".

Histórico

Filhos de pais advogados, Ribeiro entrou na Universidade de Brasília (UnB) aos 14 anos, depois de conseguir uma autorização da Justiça. No último ano da graduação, o garoto conseguiu a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Aos 18 anos, Ribeiro marcou a história do direito no país, ao se tornar o mais jovem advogado a realizar uma sustentação oral em um processo, no plenário do STF. "Para qualquer advogado é uma honra falar na mais alta Corte do país. Agradeço muito pela oportunidade", comentou o Ribeiro na ocasião.

As boas-vindas ao mundo do direito, Ribeiro recebeu do ministro Edson Fachin: "Cumprimento o jovem advogado que fez a sustentação oral, que o coloca no exercício da advocacia".

Em uma entrevista ao Correio ainda em 2018, o jovem comentou um pouco sobre a rotina de estudos e o quanto isso foi fundamental para solidificar a carreira, mas mesmo assim reforça que a pressa e a idade não são fatores importantes para a qualidade de um profissional: "Eu terminei o curso em quatro anos, pois fazia os cursos de verão. Mas é melhor demorar para voar e ir longe, do que começar cedo e avançar pouco".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação