Jornal Correio Braziliense

Cidades

Dificuldade no atendimento

Para quem depende da saúde pública, a saga para conseguir atendimento torna a situação da dengue ainda pior. Desde segunda-feira, seis hospitais da rede ; Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia ; estão com o serviço restrito para pacientes em estado grave. A recomendação da Secretaria de Saúde é de que as pessoas procurem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o que nem sempre representa uma solução.

Há três semanas, a dona de casa Lucileuda Andrade, 52 anos, busca atendimento para o marido, o motorista Antônio Pereira, 54. ;Estamos rodando atrás de médico e sempre escutamos que não tem. Aqui na UPA (de Ceilândia) ele conseguiu ir para a triagem, após horas de espera. Mas disseram que não tinha previsão de atendimento. Nós continuamos nessa, com ele perdendo peso todos os dias, com fraqueza e tosse;, reclama a moradora de Ceilândia, que suspeita de dengue no caso do companheiro.

Questionado sobre esse tipo de situação, o subsecretário de Atenção Integrada à Saúde, Ricardo Ramos, alega que os dados apresentados nos balanços da Secretaria de Saúde mostram que o serviço é prestado nas unidades da rede. ;Para reforçar esse trabalho, que já estava sendo feito, instalamos as tendas que recebem pacientes com suspeita de dengue. O tratamento começa assim que o servidor da saúde levantar o diagnóstico, que é clínico, não dependendo do exame", detalha.

Sintomas

Foram instaladas 10 tendas da força-tarefa, que conta com profissionais de diversas áreas. O principal objetivo é fazer a hidratação de pacientes com suspeita de dengue. ;A hidratação tem efeito imediato e evita o desequilíbrio no sangue, como a diminuição de plaquetas;, revela Ricardo. As tendas funcionam no Varjão, Guará, em Itapoã, Planaltina, na Estrutural, em Sobradinho 2, Samambaia, Ceilândia, São Sebastião e Brazlândia (veja Onde ficam) e devem seguir com o atendimento pelo menos até o fim da semana.

Entre 25 de maio e 9 de junho, 18.280 pessoas foram atendidas nas instalações provisórias. Do total, 12.884 estavam com suspeita de dengue, 3.580 receberam hidratação ou medicação e 404 precisaram ser levadas para hospitais. A recomendação da pasta é de que a população procure atendimento nas tendas ou unidades de saúde caso apresente febre acompanhada de dores no corpo, nos olhos, na cabeça ou nas juntas.

Onde ficam

Ceilândia
QNN 27, Área Especial D

Samambaia
Estacionamento do Hospital Regional de Samambaia,
na QS 614, Conjunto C, lote 1/2

Estrutural
UBS 1, Área Especial 2,
Avenida Central

Brazlândia
Estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia, na Área Especial n; 1, Setor Tradicional

Itapoã
UBS 1, Quadra 378,
Área Especial, Del Lago
Planaltina
Estacionamento do Hospital Regional de Planaltina,
no Setor Hospitalar Quadra 1

Sobradinho 2
UBS 2, DF-420,
Setor de Mansões, n; 1

São Sebastião
Quadra 102, Conjunto 1,
Lote 1, em São Sebastião

Varjão
UBS 1, Vila Varjão, Quadra 5,
n; 5, Conjunto A, Lote 17

Candangolândia
UBS 1, Área Especial,
Quadra 5/7