A cada dois dias, Edimilson Gomes Nascimento, 54 anos, pedala mais de 2km em busca de água para a família. Morador da Chácara Santa Luzia, na Estrutural, ele, a mulher e os cinco filhos vivem sem saneamento básico em um barraco de madeira, no fim de uma rua estreita de chão batido. O sol castiga, mas o homem não desiste de equilibrar os 30 litros de água na bicicleta maltratada. ;Essa é só para fazer comida. A gente tem cisterna para tomar banho. Busco água na torneira do galpão, já que aqui não tem;, desabafa.
Ex-catador, Edimilson está desempregado desde janeiro de 2018, quando o Aterro do Jóquei, mais conhecido como Lixão da Estrutural, fechou. ;Espero conseguir trabalhar e ver meus filhos se formarem.; A história dele é mais uma na comunidade que se mantinha pelo maior depósito de lixo a céu aberto da América Latina.
Na Chácara Santa Luzia, as ruas, de terra batida, acumulam poeira na época da seca e viram rios de lama em tempos de chuva. Por estar em uma área de proteção ambiental, próxima ao Parque Nacional de Brasília, a cidade não conta com distribuição legal de água, energia ou saneamento básico. Na maioria das residências, há fossas para escoamento do esgoto, e os outros recursos são adquiridos por ligações irregulares. O transporte público não entra na região. Não há unidades de saúde, batalhões de polícia ou escolas. Apesar disso, o crescimento desordenado da população continua.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) estima que 11 mil pessoas vivam nas invasões do local. Mais de 90% das habitações estão em áreas irregulares. Muitos dos moradores vieram de outras unidades da Federação procurar no Lixão uma oportunidade de vida. Após o fechamento, muitos reclamam do desemprego. Alguns migraram para cooperativas de lixo, porém, reclamam dos baixos salários. ;No Lixão, eu conseguia tirar até R$ 1 mil por semana. Nem almoçava. Fui trabalhar em uma cooperativa e tirava menos de R$ 200 semanalmente. Hoje, vivo de bicos;, relata Edimilson.
No início de 2018, 2 mil catadores viviam do Lixão da Estrutural. Após o fechamento, cinco galpões de triagem de lixo foram inaugurados para encaminhar esses trabalhadores, que, aos poucos, começaram a assumir o emprego, apesar de reclamarem da redução de remuneração.
Hoje, dezenas de cooperativas abriram as portas na Estrutural e em outras regiões administrativas. A Lei dos Grandes Geradores impulsionou esse tipo de mercado na cidade. No entanto, muitos catadores ainda vagam pelas ruas da capital em busca de material reciclável. É o caso de Eliete Dias Soares, 45, moradora da Estrutural há 22 anos. Desempregada, ela conta que, na época do Lixão, conseguia R$ 500 por semana. Atualmente, mãe de nove filhos, ela sobrevive de doações. A piauiense, que era empregada doméstica, não teve a oportunidade de estudar e acabou fugindo do emprego por conta de uma série de agressões. Morou na rua, se casou, mas foi expulsa do lar pelo marido. No segundo casamento, sofreu violência doméstica e uma tentativa de feminicídio.
Eliete mora com quatro filhos em um barraco alugado por R$ 150 ao mês. ;Tenho o sonho de ter minha própria casa, para criar meus filhos e nunca mais morar de aluguel. Um trabalho também, para eu dar uma vida digna a eles;, conta, emocionada, olhando para a filha caçula.
Novas habitações
Os moradores da Chácara Santa Luzia poderão ser realocados nos próximos anos. Projeto criado pela Codhab, batizado de Orla Santa Luzia, prevê a criação de 13,2km de casas lajeadas. A ideia é construir 13 conjuntos, com 2.384 unidades habitacionais planejadas de acordo com o tamanho das famílias. A média é de 45 metros quadrados por apartamento.
O programa foi pensado na gestão passada e a companhia garante que ele terá continuidade. O projeto contará com sete unidades públicas, como postos de saúde e escolas. Tudo está orçado em R$ 90 milhões, e as obras devem começar no primeiro semestre de 2020. A Codhab adianta que os moradores passarão por filtro socioeconômico para avaliar quem será beneficiado.
Professor do curso de arquitetura da UnB, o pós-doutor em estruturas ambientais urbanas Luiz Alberto de Campos Gouvêa discorda do projeto urbanístico proposto pelo governo. Segundo o especialista, a região de Santa Luzia sempre teve dois grandes problemas: o Lixão da Estrutural e a proximidade com as nascentes do Parque Nacional. ;A falta de saneamento básico e de descarte adequado do lixo produzido pela comunidade pode afetar mananciais de água do parque, que abastecem grande parte da população de Brasília. Existe um risco ambiental verdadeiro;, explica.
O administrador da Estrutural, Germano Guedes, afirma que, desde o início da gestão, busca discutir com diversos órgãos do GDF iniciativas para melhorar a vida dos habitantes de Santa Luzia. Uma das propostas dos líderes da comunidade é adicionar chafarizes ou até mesmo tambores para serem abastecidos com água potável do caminhão-pipa. ;No entanto, as ruas estreitas de Santa Luzia dificultam a passagem dos caminhões;, afirma.
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) informa que aguarda a realocação dos moradores de Santa Luzia ou a regularização da área para projetar e implementar as redes de água e de esgotos na região, assim como a Companhia Energética de Brasília (CEB). A Secretaria de Saúde esclarece que a Estrutural tem 100% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família, e o atendimento na atenção primária é feito nas unidades básicas de saúde da região.
A Secretaria de Educação afirma não ter dados específicos da região de Santa Luzia, mas reforça que a Estrutural conta com seis unidades escolares da rede pública de ensino, que atendem 5.817 estudantes do ensino regular. Além disso, duas creches, geridas por instituições parceiras, atendem 275 crianças de 0 a 3 anos. Em relação ao transporte, o DFTrans respondeu que lançou, na última quinta-feira, uma nova linha de ônibus para os moradores da região, que tem como destino final a Rodoviária do Plano Piloto.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
Responsabilidade pelo próprio lixo
Aprovada em 2016, a legislação prevê que comércios, restaurantes, terminais rodoviários e aeroportuários, além de órgãos públicos, façam destinação final do próprio lixo. Desde o início de 2018, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) parou de recolher os resíduos de quem produzisse mais de 120 litros por dia. Com a medida, cooperativas focadas no transporte dos rejeitos passaram a crescer e fazer o recolhimento.