Jornal Correio Braziliense

Cidades

Bombeiros reforçam o combate à dengue

Ontem, 50 militares da corporação se mobilizaram nas tendas de hidratação erguidas em Ceilândia, Brazlândia, Planaltina e no Itapoã. Saúde confirma mais seis casos



Mais seis casos de dengue foram confirmados no Distrito Federal. Os pacientes diagnosticados com a doença são moradores do Sol Nascente, em Ceilândia, e passaram ontem por atendimento na tenda de hidratação montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na QNN 27. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou 50 militares ; médicos, farmacêuticos e técnicos ; para aplicar testes rápidos nos suspeitos de terem sido infectados pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que, até 25 de maio, houve 24.662 notificações, sendo 21.441 (89,4%) casos prováveis. Até o momento, a dengue matou 21 pessoas ; outros cinco óbitos estão sob investigação. O número tem provocado medo nos brasilienses, principalmente aqueles que moram nas cidades com maior incidência da doença, como Itapoã, Paranoá e São Sebastião. Varjão é onde mais há registros neste ano, com 2.730.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, esteve ontem pela manhã na tenda de hidratação de Ceilândia para acompanhar e vistoriar a atuação dos militares. ;A Secretaria (de Saúde) encontrou algumas lacunas nas tendas, e nós estamos entrando para auxiliar. Foi montado um esquema para vários dias, e estamos preparados para atender à demanda sempre que nos chamar;, afirmou.

O Corpo de Bombeiros recebeu uma doação de 1,2 mil kits de teste rápido de dengue, o que acelerou o atendimento em Ceilândia, Brazlândia, no Itapoã e em Planaltina, regiões que receberam reforço da corporação ontem no combate à doença.

O resultado do exame deixou a dona de casa Monalisa Lima, 38 anos, aliviada. Na sexta-feira à noite, o filho Estefan Yuri Andrade, 4, apresentou febre alta, além de dor no corpo e nos olhos. ;Isso me preocupou por causa do surto de dengue que está tendo onde moro (Setor O). Pensei que seria melhor correr atrás do diagnóstico logo do que ficar esperando sem ter uma resposta. Graças a Deus deu negativo para dengue;, comemorou. ;É apenas uma virose. O pior já foi descartado;, ressaltou.

No entanto, a gerente de recursos humanos Fabrícia Pereira, 38, não teve a mesma sorte. A filha dela, Ana Carolina dos Santos, 14, foi diagnosticada com dengue. Deitada em uma maca com um cobertor, a adolescente sentia dores no corpo e nos olhos e tinha diarreia e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. ;A gente mora no Sol Nascente. O que mais tem lá são pessoas com dengue. A minha filha é a primeira de casa a contrair a doença. Espero que seja a primeira e a última vez;, disse Fabrícia.

Desde o último domingo, o feirante Francisco de Assis Abrantes, 55, sofre com os sintomas da dengue. A doença foi confirmada na quarta-feira, quando fez o teste rápido e o hemograma. Tomou os medicamentos prescritos pelos médicos, mas não sentiu melhora. Assim, voltou ontem à tenda de hidratação. A mulher dele, a dona de casa Dinalva Barbosa, contou que a febre e a falta de apetite persistem. ;A gente está preocupado com essa demora, mas acho que é assim mesmo. A doença não deve ir embora de uma hora para outra. Espero que, depois de passar pelo soro hoje (ontem) novamente, haja uma melhora.;





Atendimentos
Além das quatro cidades que receberam atenção do Corpo de Bombeiros nesse sábado, Guará, Varjão, Estrutural, Sobradinho 2, Samambaia e São Sebastião têm tenda de hidratação (veja Onde fica). Segundo a Secretaria de Saúde, 10.908 pacientes foram atendidos desde o início da ação, em 25 de maio. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h.





Onde fica

Varjão ;
Vila Varjão, Quadra 5, n; 5, Conjunto A, Lote 17

Guará ; QE 6, Lote C, Área Especial S/N, Guará 1

Itapoã ; Quadra 378, Área Especial, Del Lago

Planaltina ; Estacionamento do Hospital Regional de Planaltina

Estrutural ; Área Especial 2, Avenida Central

Sobradinho 2 ; Rodovia 420, Setor de Mansões N01

Samambaia ; Estacionamento do Hospital Regional de Samambaia

Ceilândia ; QNN 27, Área Especial D

São Sebastião ; Quadra 102, Conjunto 1, Lote 1

Brazlândia ; Estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia