Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hospital inicia campanha para arrecadar livros e jogos para mães da UTI

Batizado de Enquanto Você Não Vem, campanha vai ajudar as mães que esperam a alta dos bebês internados na UTI Neontal

A equipe de Terapia Ocupacional do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) iniciou uma campanha de arrecadação de livros, revistas e jogos para formar uma biblioteca de atividades para mães que aguardam a alta dos seus bebês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

"Essas mães já estão de alta, mas elas precisam ficar no hospital para acompanhar seus filhos, tirar leite para alimentá-los, realizar posição canguru e outras atividades mãe-bebê", disse a psicóloga Mariana Costa Spehar. "Elas ficam na Enfermaria Mãe Nutriz e são, em média, dez mulheres. São muitas as angústias dessa espera, até que os bebês delas possam ficar no quarto. Isso leva tempo. A maioria deles nasceu prematuro. Temos mães que estão há mais de dois meses com os filhos na UTI", explicou.

O espaço já existe na unidade de saúde e o intuito é que esse material sirva de apoio ocupacional e terapêutico à essas mulheres. O nome do projeto é Enquanto Você Não Vem. Os livros podem ser entregues na portaria central do hospital e vão ficar disponíveis, com livre acesso para que as mães utilizem na Enfermaria Mãe Nutriz.%u200B