TAGUATINGA
PARADA DE ÔNIBUS
O jardineiro Renato Magalhães, 56 anos, procurou o Grita Geral para reclamar de uma parada de ônibus em Taguatinga Sul, em frente à loja Sarvel Veículos, no Pistão Sul. ;Antes, tinha somente uma placa indicando que naquele local há uma parada de ônibus. Recentemente, construíram uma parada mesmo, um abrigo, para esperar pelo transporte público. O problema é que não retiraram a placa e, com isso, os ônibus não estão parando no abrigo. Se os passageiros esperarem o ônibus no local da placa, ficam ao relento; se esperarem na parada recém-construída, perdem o transporte. É necessário que seja retirada a placa e que os motoristas sejam orientados a parar na nova parada;, sugeriu o leitor.
; O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que notificará as concessionárias para que o itinerário dos ônibus que trafegam neste local seja alterado para atender aos passageiros no novo abrigo construído na via marginal.
PLANO PILOTO
SEMÁFORO DEMORADO
O comerciante André Dantas, 27 anos, entrou em contato com o Correio para reclamar de um semáforo no Eixo Monumental, no retorno em frente ao Memorial dos Povos Indígenas. ;Quando o motorista faz o retorno para sair da Via N1 e entrar no Eixo Monumental, sentido centro de Brasília, é obrigado a ficar uma eternidade esperando o semáforo abrir. O semáforo ao lado do Memorial dos Povos Indígenas demora tanto que uma fila de carros se forma ao longo da Via N1, atrapalhando o trânsito. Acredito que demora cerca de três minutos fechado e, quando abre, não fica nem um minuto. O órgão responsável precisa rever o tempo do semáforo, para otimizar o trânsito;, disse o leitor.
; O Núcleo de Sinalização e Manutenção de Equipamentos Eletrônicos do Detran-DF informou que, levando em conta os horários dos fluxos dos veículos nas Vias N1 e S1 (Eixo Monumental), quando o fluxo está em direção ao Plano Piloto, os semáforos tendem a ter mais tempo de verde nesta via, que, no caso, é a principal. Pela manhã, o fluxo na Via S1 é muito intenso no sentido à região central da cidade, já na via N1, o tempo é menor. No período da tarde, esse fluxo se inverte, com o tempo dos semáforos da Via N1 ficando maior, pois o fluxo de veículos está se deslocando sentido Taguatinga. O objetivo é dar fluidez ao trânsito e evitar congestionamentos, segundo o departamento.