José Carlos Magalhães Pinto, presidente da CDL no DF" />CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS
Segurança e referência para os consumidores
Uma das entidades mais antigas de Brasília, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi fundada em 13 de abril de 1965. Com 53 anos de história, a CDL foi constituída por iniciativa de 25 comerciantes com o propósito de proteger e fortalecer a categoria. ;Nos anos 1960, era uma aventura de alto risco vender a prazo no Distrito Federal, e o comércio necessitava de instrumentos que lhe permitissem alguma margem de segurança;, explica José Carlos Magalhães Pinto, 58 anos, presidente da entidade.
Isso ocorria porque, segundo José Carlos, os moradores vinham de fora precisando adquirir bens, mas, muitas vezes, estavam somente de passagem, sem nenhuma referência. ;A inadimplência era uma realidade frequente e trazia muitos prejuízos aos lojistas. Então, percebeu-se a necessidade de proteção;, conta.
O principal produto da CDL é o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que garante aos associados mais segurança no momento de efetivar a venda. Ao consumidor, a entidade oferece o SPC Alerta, que ajuda a proteger contra fraude e a recuperação de crédito, que possibilita regularizar o crédito, caso a pessoa esteja com pagamentos atrasados. ;Nós somos o SPC em Brasília e fazemos parte da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Além da área administrativa, temos a venda dos produtos do SPC. São 11 diretores, incluindo o presidente, que são eleitos pelos associados e trabalham pro bono. Quando os cargos são para gerência, a seleção é feita por meio de uma empresa ou indicações dos próprios funcionários;, detalha José Carlos.
A CDL tem representação nas capitais de todas as unidades da Federação e na maioria dos municípios brasileiros. No Distrito Federal, a entidade representa o varejo e defende os interesses dos associados frente ao poder público e a outras instituições de classe. ;Acreditamos que as nossas ações impactam diretamente a movimentação comercial e, consequentemente, a economia local;, avalia o presidente da CDL no DF.
Gestão
Instituída pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, em 1994, a Fundação CDL presta apoio a projetos e programas de assistência social direcionados a crianças e adolescentes em situação de risco. ;Fazem parte da agenda de campanhas a do agasalho e a do Natal;, ressalta José Carlos.
O segredo para o sucesso profissional, para José, é perceber o melhor de cada pessoa da empresa e usar a capacidade delas para aperfeiçoar a gestão. ;A troca de experiências é indispensável nesse processo.; Para 2019, as expectativas são as melhores, visto que a CDL teve duas conquistas que podem colaborar para o desenvolvimento do comércio: ;as obras de revitalização da W3, um projeto antigo, e a retirada da cobrança da Difal (Diferencial de Alíquota), que poderá ajudar o pequeno empresário a crescer. Não temos dúvida de que essas iniciativas influenciarão de maneira positiva a economia do Distrito Federal;, prevê o presidente da CDL.
Aniversário
Projeto especial celebra Taguatinga
Taguatinga é uma das regiões administrativas mais importantes para a economia do Distrito Federal. Com comércio forte e estrutura de uma grande cidade, a região tem personalidade própria manifestada na cultura, na arte, no esporte, no empreendedorismo e na gastronomia. Neste ano, a cidade completa 61 anos de história. Pensando nisso, o Correio Braziliense apresenta o projeto especial ;Aniversário de Taguatinga;, que abordará conteúdo personalizado mostrando o melhor da localidade.
Em 5 de junho, o Correio Braziliense propõe trazer, no Primeiro Caderno, uma matéria especial em homenagem à cidade, com o melhor da região, das pessoas e dos espaços. Os interessados em fazer parte desta comemoração podem escolher algum combo especial do projeto com presença no impresso e no digital.
Os combos são compostos por página inteira na matéria especial, meia página, um quarto de página ou rodapé, e todos com 100 mil impressões de leaderboard no site do Correio. As marcas interessadas têm até 3 de maio para fazer a reserva da cota. O projeto está em comercialização. Empresas interessadas no projeto podem entrar em contato com o Departamento Comercial pelo telefone (61) 3214-1339 ou pelo e-mail comercial.df@dabr.com.br.
GENTE....
Adelmo Salvador Gomes, da Omni
Há 37 anos no mercado, a Omni começou, em 1981, comercializando papéis de expediente e para impressões gráficas, com marcas que eram líderes de mercado, como os papéis Chamex e Chambril, fabricados pela empresa norte-americana Champion, hoje International Paper, uma das maiores fabricantes de papel do mundo. Posteriormente, a empresa ampliou o portfólio com produtos de higiene, limpeza e descartáveis. ;Além desses serviços, a Omni atua na venda e locação de equipamentos de informática, tanto na área governamental, como privada, por meio de um departamento específico;, explica o proprietário da empresa, Adelmo Salvador Gomes, 75 anos.
A partir de 1983, o negócio expandiu-se para outras cidades, com criação de empresas coligadas ao grupo no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, Rondônia, Belo Horizonte, Campo Grande e Campinas. Entre os inúmeros conceitos gerenciais, Adelmo destaca alguns diferenciais, como ;criar um ambiente de trabalho favorável ao respeito mútuo de todos, independentemente do cargo ou da colaboração; incentivar as iniciativas individuais dos funcionários que sejam integradas aos objetivos da empresa; e trabalhar sempre para ser reconhecida como empresa de referência no mercado de atuação;.
Neste ano, a Omni adotou a linha Office, que tem o intuito de vender produtos de papelaria, escritório e escolar. Apesar da crise que o país enfrenta, a empresa busca alternativas para manter os negócios estáveis e com um pequeno crescimento. ;Uma delas tem sido o maior treinamento da equipe, em particular a de vendas; outra iniciativa é procurar completar o portfólio de produtos, agregando novos itens que atendam aos clientes que têm se suprido em outras fontes;.
O que desejava conquistar quando escolheu empreender?
Abandonei um cargo de escriturário concursado do Banco do Brasil para ir para a iniciativa privada empreender por conta própria, pois, naquela função, sentia que eu me limitaria em minhas aspirações de jovem. Atuei na área de consultoria empresarial, iniciando a vida de empreendedor. Posteriormente, após muita luta e altos e baixos no início na iniciativa privada, o tempo correu a favor e, anos depois, consegui iniciar a Omni, que completa, neste ano, seu 38; aniversário. A decisão foi acertada, pois hoje é uma história bem-sucedida.
E como mantém o grupo motivado?
O respeito mútuo com que todos nos tratamos; a igualdade nesse tratamento; a liberdade com responsabilidade de que a equipe pode atuar.
Qual é o público-alvo do seu produto ou serviço? Que qualidade valoriza nos funcionários no momento de formar a equipe de trabalho?
O público-alvo da Omni é o segmento corporativo em geral, seja qual for o ramo. E a qualidade que valorizo nos funcionários é a lealdade e a dedicação ao trabalho e à função.
Como se prepara para evitar erros na operação?
Os processos bem elaborados; o treinamento continuado; e uma constante avaliação de desempenho de resultados.
Que decisões você precisa tomar hoje para construir uma empresa de 100 anos?
Reunir quatro coisas fundamentais e indispensáveis: conhecimento sobre o negócio; recursos humanos capazes; ter disponibilidade financeira que dê uma boa base no início; e renovar-se. Penso que, com tais recursos, a gestão sempre será adequada, tomando as decisões próprias para, primeiro, subsistir e, posteriormente, buscar crescimento.
Qual diferencial o negócio apresenta em relação à concorrência?
Penso ser a linha de produtos, com um mix amplo e a constante capacitação da equipe em bem atender aos clientes, além de sua coesão em busca de maior qualificação.
NOTAS...
Brasil na Presidência
O assessor do Departamento de Estudos e Prospecção da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Marcelo Guimarães é o novo presidente do Sistema de Informações de Mercado Agrícola do G20 (Amis). A cerimônia de posse ocorreu na 15; reunião do Grupo de Informações do Amis, em Roma. Entre os presentes estava o diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), José Graziano da Silva. Os objetivos de Guimarães são intensificar o trabalho que vinha sendo realizado pelo antecessor canadense, Marco Valicenti.
A próxima reunião será no Rio de Janeiro.
PIB do agro reduz 0,5%
Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano apontaram uma taxa negativa de 0,2% em relação ao trimestre anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A agropecuária teve redução de 0,5%; a indústria, de 0,7%. e os serviços, de 0,2%. No primeiro trimestre, o PIB totalizou R$ 1,714 trilhão. O destaque positivo neste ano é o bom desempenho da safra de milho e da pecuária. No negativo, destacam-se a redução de 10,6% na produção de arroz; de 4,4% na produção de soja; e de 2,9% na produção de fumo.
Dobra a exportação de milho
As exportações de milho (foto) do Brasil atingiram 908,4 mil toneladas até a quarta semana de maio, segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia. A média diária é de 53,4 mil toneladas, o que representa mais do que o dobro em relação a abril. A Secex registrou, em abril, uma média diária de exportação de 20,3 mil toneladas, atingindo 426 mil toneladas no mês inteiro. De acordo com dados do órgão, a média diária é cerca de 20 vezes maior do que a registrada em maio de 2018.