Jornal Correio Braziliense

Cidades

Dia D de combate à dengue terá ação dos Bombeiros



Em meio à epidemia de dengue, Brasília recebe, hoje, o Dia D de combate à doença, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros. Ao todo, mil militares atuarão, com 30 veículos e um drone, que será usado para encontrar focos do mosquito Aedes aegypti em locais fechados.

A ação ocorrerá em Taguatinga, Guará, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo 1, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e Planaltina. A equipe se concentrará no Taguaparque e a previsão de saída para os locais de ação é às 8h30. O Corpo de Bombeiros pede à população que contribua, permitindo a entrada dos militares e de agentes de saúde nas residências.

As tendas de hidratação ; parte da força-tarefa anunciada pelo Governo do Distrito Federal na semana passada para combater a dengue ; passarão a contar com dois tipos de testes rápidos para diagnosticar a enfermidade. A Secretaria de Saúde recebeu, ontem, 28 mil deles, cedidos pelo próprio Corpo de Bombeiros. Aos poucos, serão distribuídos a todas as Unidades Básicas de Saúde e tendas. As três primeiras atendidas serão as de Planaltina, Itapoã e Estrutural.

Com o método, será possível ter o resultado em 20 minutos, e a previsão é de que sejam realizados 200 exames por dia. O procedimento vai reduzir o tempo de espera nos atendimentos. Sem ele, os pacientes chegam a aguardar cerca de duas horas para saber se contraíram a doença. Dessa forma, será possível começar o tratamento o quanto antes e amenizar os sintomas.

A manicure Tatiane Fidélis, 39 anos, não suporta mais o mal-estar. Ela conta que, desde terça-feira, convive com calafrios e dores nos olhos e na cabeça. ;Fui à Candangolândia e eles mandaram eu vir aqui fazer o teste;, comentou, enquanto esperava atendimento na tenda montada no Guará. O pedreiro Ibraim de Abadia, 45, morador de Vicente Pires, fez o mesmo. Ele chegou por volta das 10h30 e, às 12h30, ainda não tinha o diagnóstico. ;Tem três dias que sinto dor de cabeça, febre e dor nos olhos;, disse.


21 mil casos notificados
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, foram registrados 21.360 casos notificados de dengue. Desses, 97,2% são moradores do DF. Até 18 maio, data do levantamento, 21 pessoas haviam morrido em decorrência da doença.