Jornal Correio Braziliense

Cidades

Aedes aegypti: drone para achar foco do mosquito e teste rápido de dengue

Governo lança, neste sábado (1º/6), o Dia D de combate à dengue. Os testes rápidos para diagnosticar doentes chegaram às tendas de hidratação e drones vão ajudar na busca de focos do mosquito

A partir desta sexta-feira (31/5) as tendas de hidratação receberão dois tipos de testes rápidos para diagnosticar a dengue em diferentes regiões do Distrito Federal. A previsão é que sejam realizadas 200 avaliações por dia e que o resultado saia em 20 minutos. A ação de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti ; dengue, chikungunya, zika e febre amarela ; terá a parceria da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros.
O teste rápido irá ajudar acelerar o atendimento de pessoas como a estudante Irlane Santana, 22 anos. A jovem saiu de Águas Claras e foi até a tenda montada na Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1) do Guará. Desde quinta-feira (30/5) ela sofre com dores no corpo e febre. "Hoje de manhã acordei com manchas pelo corpo. Fui no posto e me falaram que podia ser dengue. Vim aqui fazer o teste", afirma ela.

A terapeuta Tatiane de Carvalho, 37, aguardou cerca de duas horas na segunda-feira (27/5) para receber o resultado do exame. O diagnóstico deu positivo e desde então ela vem na tenta montada no Guará. "Venho fazer hemograma e estou tomando soro caseiro e muito líquido. Hoje estou me sentindo um pouco melhor, mas a dor de cabeça continua. Nos primeiros dias, fiquei com muita febre e sentia dores no corpo", contou.

Neste sábado, (1;/6) acontece o dia D de combate à dengue em vários locais do DF. A ação contará com a participação da Secretaria de Saúde, da Diretoria da Vigilância Ambiental em Saúde e do Corpo de Bombeiros. Só dos bombeiros serão 1 mil homens envolvidos. Além disso, um drone será usado para visualizar focos de dengue em residências fechadas.

As equipes serão distribuídas em Taguatinga, Guará, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e Planaltina. A concentração será no Taguaparque, em Taguatinga Norte, a partir das 6h30. A previsão de saída para as demais regiões administrativas será às 8h30.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do DF, Carlos Emilson Ferreira dos Santos, alerta para a necessidade dos moradores dedicarem alguns minutos na luta contra a dengue. "Eles precisam permitir que os bombeiros e agentes entrem em suas residências para fazerem a inspeção para, juntos, prevenirmos a proliferação do mosquito e combatermos os já adultos".

O atendimento nas tendas começaram no último sábado (25/5) e estão montadas em nove regiões do Distrito Federal. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Veja onde as tendas de hidratação funcionam:

Varjão (UBS 1 ; Vila Varjão, quadra 5, n; 5, conjunto A, lote 17)
Guará ; UBS 1
Itapoã (UBS 1 ; QD 378, Área Especial, Del Lago)
Planaltina (estacionamento do Hospital Regional de Planaltina)
Estrutural (UBS 1 ; Área Especial 2, Avenida Central)
Sobradinho II (UBS 2 ; Rodovia DF-420, Setor de Mansões, n;1)
São Sebastião (Quadra 102, conjunto 1, lote1 São Sebastião)
Ceilândia (St. N Quadra QNN 27 Área Especial D ; Ceilândia)
Samambaia (Estacionamento do Hospital Regional de Samambaia)