Jornal Correio Braziliense

Cidades

Curtas - 23

; Paranoá
Assaltante é morto

Agentes da 6; Delegacia de Polícia (Paranoá) investigam a morte de um homem acusado de assaltar pai e filho no Itapoã, ontem. Segundo testemunhas, por volta das 22h, dois homens tentaram roubar um jovem, usando uma arma branca, mas o pai da vítima reagiu desferindo golpes de faca nos dois assaltantes. Um deles foi levado com vida ao Hospital Regional do Paranoá, mas não resistiu aos ferimentos. O outro estava foragido até a noite de ontem. Segundo informações da 6; DP, o suposto ladrão não portava documentos. A identificação só será possível depois de um exame papiloscópico. As vítimas do roubo, que teriam reagido e agredido o assaltante, também não foram identificadas. Ainda de acordo com a Polícia Civil, moradores entregaram uma mochila aos policiais que seria do assaltante esfaqueado. Nela, os agentes encontraram dois cartões de crédito, um deles roubado há uma semana.


; Asa Norte 1
Preso por tráfico

Policiais civis prenderam, em flagrante, ontem, um homem de 20 anos suspeito de traficar drogas caras no Distrito Federal. A prisão aconteceu na casa do jovem, na 912 Norte, onde ele mora sozinho.No imóvei, os agentes apreenderam entorpecentes como maconha tipo camarão; lança-perfume; LSD; haxixe dry ice e paquistanês, ecstasy, entre outros produtos. Segundo o delegado João de Ataliba Neto, chefe da 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), o suspeito repassava a droga a pequenos traficantes que tinham a missão de distribuir em festas eletrônicas. ;Assim que a polícia chegou na casa, ele não quis abrir a porta e foi preciso arrombar. Ele estava trancado no banheiro tentando jogar as drogas pelo ralo;, contou o delegado. À polícia, ele disse que as drogas eram para uso próprio e que não vivia da venda dos entorpecentes. Afirmou que trabalha no restaurante da mãe.




; Asa Norte 2
CEB garante energia

Após a atuação do Corpo de Bombeiros, na manhã de ontem, em novo incidente na subestação localizada no início da Asa Norte, a Companhia Energética de Brasília (CEB) assegurou que o fornecimento de energia na Asa Norte não corre mais riscos de interrupção por causa do fogo nos equipamentos. Além disso, descartou a necessidade do acionamento do plano de contingência. Os militares foram acionados para combater uma fumaça densa que saía do transformador que pegou fogo ontem, na Subestação 3 (foto). A estrutura atende 17 mil unidades consumidoras. O tenente do Corpo de Bombeiros Fábio Bohle explicou que, devido à proporção das chamas, é comum que haja fumaça, resultado do processo de rescaldo iniciado após o fim do incêndio. ;O ponto de resfriamento do transformador que pegou fogo é lento, porque dentro dele tem óleo, madeira e papelão, produtos inflamáveis;, detalhou o militar. Junto a um engenheiro da CEB, os bombeiros iniciaram um procedimento para acelerar o resfriamento do equipamento com água e espuma. A área precisou ser isolada para a atuação das equipes. O laudo que apontará a causa do incêndio ficará pronto em 30 dias. O Corpo de Bombeiros e a equipe técnica da companhia investigam o caso.


; Doações
Falta leite materno

Os bancos de leite humano materno estão com níveis abaixo do necessário. Para reabastecer o estoque, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal pede às mulheres que estão amamentando para doarem seu leite aos bebês internados na rede pública de saúde. De acordo com Míriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, seriam necessários em torno de 2 mil litros mensais para suprir a demanda da rede. A média mais recente se aproximou de 1,5 mil litros por mês. Para doar, basta ligar no telefone 160, opção 4, ou se inscrever pelo site ou aplicativo Amamenta Brasília. A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros nas casas das doadoras. Também há a possibilidade de fazer a coleta sozinha e entregar em algum ponto de recepção. No site Amamenta Brasília é possível consultar os endereços e ter acesso às orientações de como retirar o leite e fazer a doação.


; Visita
Estímulo à leitura

Alunos do terceiro ano da Escola Classe 2 da Candangolândia viram de perto o que vêm estudando: um jornal. A turma visitou a sede dos Diários Associados ontem para conhecer os estúdios da Rádio Clube, a Redação do Correio Braziliense, o parque gráfico e o Centro de Documentação (Cedoc) do jornal. A professora Gilmara da Silva Dourado explicou que os estudantes estão aprendendo sobre meios de comunicação e gêneros textuais, como notícias, classificados, anúncios, narrativas e histórias em quadrinhos. ;Trabalhamos os cadernos de jornais e fazemos diariamente um trabalho para estimular a escrita e a leitura;, comentou a educadora. Isadora Cristina de Araújo, 8 anos, se encantou com a Redação do jornal, principalmente com a área de arte e os desenhos produzidos pela equipe. Seu colega Isaque de Deus, 9, se interessou pelo processo de impressão, mas sua parte preferida foi o Cedoc. ;Adorei ver o primeiro jornal impresso;, disse. Visitas do projeto Leio e Escrevo Meu Futuro são realizadas às quintas-feiras. Informações: www.facbrasil.org.br e 3214-1304.


; Civismo
Troca da bandeira

O batuque sustentável do grupo brasiliense Patubatê será uma das atrações que poderão ser conferidas durante a próxima solenidade da Troca da Bandeira, que ocorre na Praça dos Três Poderes, no domingo, a partir das 9h. A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. A Marinha será a responsável pela solenidade deste fim de semana. O público que comparecer ainda poderá conferir uma exposição da Marinha, apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e roda de capoeira.