Jornal Correio Braziliense

Cidades

Reta final de preparação

Os candidatos às 2.105 vagas oferecidas pela Universidade de Brasília devem ficar atentos ao que levar nos dois dias de seleção. Ao todo, eles responderão a 300 questões



O sonho de se tornar veterinário levou Thiago Chaul, 19 anos, a entrar para o grupo de 14.969 candidatos que disputam as 2.105 vagas oferecidas pela Universidade de Brasília (UnB) para o vestibular deste ano. Todos farão a prova neste fim de semana e, na reta final de preparação, a prioridade, segundo professores, deve ser a revisão de conteúdos e o descanso.
Com o objetivo de ser mais um profissional a cuidar da saúde dos animais, Thiago conta que há meses se dedica aos estudos. ;Estou em uma rotina bem intensa, estudando e revisando;, afirma.

Ao todo, são 300 questões, 150 por dia, em cinco horas de prova. No sábado, os candidatos testam os conhecimentos em língua estrangeira, português, literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, além da redação. Já no domingo, terão de resolver as questões de biologia, física, química e matemática.

Para o professor César Augusto Severo, coordenador pedagógico do curso preparatório para vestibular Exatas, fazer uma boa prova depende de ficar atento ao estado físico e emocional. Ele reforça a diferença entre um estudante nervoso e um desesperado. ;O nervoso faz a prova e o desesperado, trava. Para evitar isso, algumas coisas podem ser feitas, como chegar cedo. Se ele está indo no carro com medo de chegar atrasado, já vai chegar tenso à prova;, cita. Severo ainda sugere uma alimentação saudável no dia anterior e ter os devidos cuidado para se machucar na prática de exercícios físicos.

Estratégias

Maisa Castro, 17, vai tentar uma vaga no curso de comunicação organizacional e traçou a estratégia de prova. ;No primeiro dia, vou ler o tema da redação e vou fazer as questões de inglês. Depois, volto, faço o rascunho da redação, faço a prova, e passo o texto a limpo no fim;, explica.

As vagas serão distribuídas nos quatro câmpus da UnB. Segundo o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que organiza a seleção, no câmpus Darcy Ribeiro, da Asa Norte, o curso mais concorrido é o de medicina, com mais de 200 candidatos por vaga. Nos outros, os mais procurados são o de fisioterapia, em Ceilândia; gestão ambiental, em Planaltina; e engenharias, no Gama. Neste ano, 479 treineiros se inscreveram para testar os conhecimentos na prova. Os locais de prova podem ser consultados no site www.cebraspe.org.br, com o número do CPF.



Fique atento

Confira que documentos levar para a prova e como fazer uma boa redação

O que levar
; Documento de identidade original com foto
; Comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa de inscrição
; Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
; É permitido também levar um lanche e água, desde que em embalagem transparente

De olho na redação
; Fique atento à estrutura: mantenha distância de 2cm da margem esquerda no início de cada parágrafo e escreva até o fim da margem direita
; Preste atenção aos textos das questões, que podem ajudar com informações, mas não copie, escreva com as próprias palavras
; Só cite dados se tiver a fonte
; Durante os estudos, não ignore nenhum gênero textual, qualquer um deles pode aparecer
; Leia com atenção o tema e fique atento para não fugir dele

Fontes: Cebraspe e Gabriel Remington, professor de redação do Colégio Marista João Paulo II