Jornal Correio Braziliense

Cidades

Samambaia recebe centro de hidratação para tratamento da dengue

Este é o sétimo centro aberto no DF. Os outros funcionam, desde sábado (25/5), no Varjão, Estrutural, Candangolândia, Itapoã, Planaltina e Sobradinho 2

Mais um centro de hidratação em combate à dengue foi aberto no DF. A nova tenda está funcionando no estacionamento atrás do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), em Samambaia Norte. O atendimento é exclusivo a pacientes com suspeitas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Este é o sétimo centro de hidratação inaugurado pela Secretaria de Saúde. Os outros funcionam, desde o último sábado (25/5), em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Varjão, da Estrutural, da Candangolândia, do Itapoã, de Planaltina e de Sobradinho 2. Uma equipe composta por um médico, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem realiza os primeiros atendimentos na tenda, que funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, inclusive aos sábados e domingos.

A partir desta terça-feira (28/5), mais duas tendas começarão a funcionar. Uma delas ficará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia e a outra, em São Sebastião. Está previsto o funcionamento de uma tenda, também, em Brazlândia, próximo ao hospital da região administrativa. A Secretaria de Saúde espera abrir mais um centro de hidratação no Recanto das Emas.

As cidades estão sendo escolhidas, estrategicamente, de acordo com a incidência de casos de dengue. A assistência é uma medida que dará resposta emergencial ao cidadão que apresenta os sintomas da doença e busca atendimento. Nos centros são oferecidas hidratações oral e venosa e é feito o diagnóstico.